A manhã desta segunda-feira (26), começou marcada pela fé, tradição e devoção na 49ª Romaria e Festa à Nossa Senhora Caravaggio, uma das mais tradicionais manifestações religiosas do município de Colombo

Centenas de fiéis se reuniram ainda na madrugada em frente à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade, para participar da peregrinação até a Capela São Pedro & Caravaggio, no bairro Capivari. A caminhada acontece anualmente no dia 26 de maio, celebra a devoção à Nossa Senhora de Caravaggio, considerada a padroeira dos lavradores e símbolo de proteção, fé e gratidão para os moradores da região. Por conta disso, o município declara feriado municipal nesta data.


49ª Romaria e Festa à Nossa Senhora Caravaggio em Colombo

Abertura da 49ª Romaria e Festa à Nossa Senhora Caravaggio em Colombo. Foto: Reprodução/Instagram @cspcapivari – Montagem/Jornal de Colombo


A procissão, que teve início às 6h, percorreu as estradas rurais da cidade, chegando ao destino por volta das 9h30. Por volta das 10h, os romeiros participaram da missa solene, presidida por Dom Amilton Manoel da Silva, bispo da Diocese de Guarapuava, que trouxe uma mensagem de paz, união e gratidão. A celebração foi marcada por cânticos, orações e momentos de grande emoção entre os fiéis.

Após a missa, a comunidade se reuniu para um tradicional almoço com comidas típicas italianas, além de poder desfrutar de apresentações culturais, feira de artesanato e atrações para toda a família, que se estenderam ao longo da tarde.

Diante da festividade, a Prefeitura de Colombo organizou um esquema especial de transporte. Ônibus circularam de hora em hora entre o bairro Capivari e o Centro de Colombo, das 12h às 18h, garantindo comodidade aos fiéis que participaram da festividade — veja a transmissão feita pela Capela São Pedro & Caravaggio – Capivari no seu canal do Youtube, abaixo:



Fé e tradição que atravessam gerações

A história da devoção remonta ao ano de 1432, na cidade de Caravaggio, na Itália, quando, segundo a tradição católica, a Virgem Maria apareceu a uma camponesa, trazendo uma mensagem de paz e reconciliação. A imagem foi trazida para Colombo por imigrantes italianos, fortalecendo a identidade religiosa e cultural da comunidade.

A Romaria Nossa Senhora Caravaggio Colombo tem suas origens no ano de 1977, quando o saudoso Padre Valério Mascarello encontrou uma imagem desgastada de Nossa Senhora de Caravaggio no coro da Capela do Capivari. Após a restauração feita pelo Padre Gregório Ligeri, nasceu a tradição da romaria, que, na primeira edição, reuniu cerca de 800 pessoas.

De lá para cá, a caminhada de fé se fortaleceu e se tornou um patrimônio espiritual de Colombo, reunindo anualmente milhares de devotos da cidade e de toda a região metropolitana de Curitiba. Veja mais imagens da quantidade de fiéis no evento tradicional em Colombo, abaixo:


Compartilhe nas Redes Sociais: