Categories: Local

Vereador apresenta PL para instituir a Semana Educar pela Igualdade Racial

Na primeira quinzena do mês de abril, o vereador Anderson Prego (PT) apresentou na Câmara Municipal de Colombo o Projeto de Lei 949/2021, que visa instituir a Semana Educar pela Igualdade Racial. A proposta veio na esteira do mês de março, que é considerado o mês de Conscientização pela Igualdade Racial e faz parte das diversas ações do movimento negro, como o Dia de Denúncia contra o Racismo, que acontece neste dia 13 de maio. 

O vereador explicou que a intenção de criar uma semana para a discussão e educação sobre o tema tem base no que prega a própria Constituição brasileira. “O objetivo [do projeto] é criar uma semana anual para que a Prefeitura, através de suas secretarias, possam criar ações que evidenciem a Educação Pela Igualdade Racial. É reconhecer a importância da Lei Federal 10.639/03, que enaltece a história e contribuição da população negra para a formação do Brasil como é hoje. É criar eventos de educação, de valorização das culturas africanas e afro-brasileiras em todo o nosso município”, pontuou Prego. A legislação citada pelo edil, promulgada em janeiro de 2003, estabelece a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Para Anderson Prego, há uma demanda de atuação das entidades do município para o combate ao racismo e para a promoção da igualdade racial. “O poder público deve investir na formação continuada, no combate ao racismo velado, explícito e estrutural de Colombo e combater todas as formas de preconceitos e intolerância. Diante disto, a Semana Educar Pela Igualdade Racial vai garantir a realização de atividades culturais, educacionais, sociais e políticas voltadas à valorização do estudo da história, da cultura africana e afro-brasileira”, afirmou.

Perguntado sobre o dia 13 de maio e seu significado, Prego destacou que não é uma data de comemoração pela abolição da escravidão, mas mais um dia de luta pela igualdade. “Estas datas devem ser usadas para demonstrar que ainda há muito o que mudar, que ser negro ou negra no Brasil, é sofrer preconceito diariamente, é ter três vezes mais chance de ser assassinado, que pessoas brancas expostas a mesma condição. Portanto, é preciso denunciar, discutir e dar publicidade aos crimes de racismo, pois quando não se fala, esta questão se torna invisível”, destacou.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

GOVERNO LANÇA PLANO NACIONAL DE IGUALDADE SALARIAL ENTRE MULHERES E HOMENS

O Governo brasileiro, por meio dos Ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego (MTE),…

2 minutos ago

SANEPAR ENSINA A FAZER SABÃO PARA COMBATER ÓLEO NA REDE DE ESGOTO

Desde 2018, centenas de pessoas no Paraná participam das oficinas de sabão vegetal da Sanepar.…

25 minutos ago

UMA NOVA ERA NO TURISMO DO PARANÁ COM ATRAÇÕES INOVADORAS E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS

O turismo no Paraná passa por uma renovação. Ações públicas e privadas estão transformando o…

27 minutos ago

PARANÁ DESTACA-SE COMO 3º MAIOR CADASTRO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA DO BRASIL

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), vinculado à Secretaria de Estado da…

33 minutos ago

FORÇA-TAREFA DE VACINAÇÃO NAS ESCOLAS APLICA 292,6 MIL DOSES NO PARANÁ

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) os resultados da força-tarefa de vacinação nas escolas…

36 minutos ago

CRESCIMENTO DA ECONOMIA E MEDIDAS FISCAIS IMPULSIONAM ARRECADAÇÃO FEDERAL

A arrecadação federal apresentou um desempenho histórico em agosto, com receitas de R$ 201,6 bilhões,…

39 minutos ago