Categories: Regional

Vazamento de oleoduto atinge Rio Despique

Na última sexta-feira, 15, o vazamento de um oleoduto da Transpetro, na cidade de São José dos Pinhais, levou combustível a um córrego afluente do Rio Despique, que serve de captação de água por parte da Sanepar e abastece a cidade de Fazenda Rio Grande. No mesmo dia, equipes do Instituto Água e Terra (IAT), da Defesa Civil e Sanepar, foram ao local para monitorar e atuar na investigação e mitigação dos danos causados pelo vazamento, que foi descoberto após denúncia realizada por um morador próximo do local, que relatou forte cheiro de gasolina na região. A primeira suspeita é de que houve uma perfuração criminosa do oleoduto da empresa que é vinculada a Petrobrás, para tentativa de roubo de combustível. “Foi uma ação criminosa que acaba ocasionando um acidente com muitos danos”, lamentou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes. “Cabe a nós fazer um acompanhamento para reparar esses danos”, completou.

A captação de água do Rio Despique foi interrompida imediatamente, como medida preventiva para evitar o uso de material contaminado. “Assim que fomos informados pelo IAT, interrompemos imediatamente a captação do rio. Iremos fazer o monitoramento contínuo para termos segurança para entregar a água à população”, informou o diretor de meio ambiente da Sanepar, Júlio César Gonchorosky. A captação foi retomada já no domingo, 17. O rompimento do oleoduto da Petrobrás provocou o desabastecimento para 50% dos moradores de Fazenda Rio Grande. O fornecimento de água está sendo feito apenas pela captação emergencial de cavas, que atende somente a um terço da vazão necessária. Por esta razão, a parte da cidade que não estava no rodízio de abastecimento também ficou sem água. Os bairros afetados foram o Parque Industrial, Jardim Itália, Eucaliptos, Hortência, dos Estados, Gralha Azul, Jardim Veneza, Colonial, Nações, Santarém, Palmeiras, Sol-Levante, Santa Helena, Santa Maria, Santa Terezinha, São Sebastião e Iguaçu.

Os técnicos ainda estão avaliando a dimensão dos danos, a mortandade de peixes e até de aves, bem como a quantidade vazada. “É uma atitude irresponsável em plena crise hídrica que acaba prejudicando a população, a fauna e flora”, lembra Nunes. Propriedades que possuem tanques para exploração da piscicultura foram altamente prejudicadas. A Defesa Civil do Estado também acompanhou a situação. O órgão informou que foram tomadas medidas de contenção do vazamento e troca da tubulação, assim como de contenção do produto vazado no córrego. A Transpreto é responsável pelas ações de limpeza. A extensão dos danos foi registrada com auxílio de drones. O IAT realizou coleta de água para analisar o grau de contaminação e ajudar nas medidas de recuperação das áreas atingidas. Estão trabalhando em conjunto para a mitigação de danos e possível responsabilização a Transpetro, Sanepar, Defesa Civil, Polícia Ambiental, Ibama e Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais.

 

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

ENCONTRO DISCUTE O BEM-ESTAR DE PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA EM EVENTO GRATUITO

No dia 16 de outubro, das 18h às 22h, o Castello Realle, em Colombo (PR),…

11 horas ago

COLOMBO RECEBE ESPETÁCULO “HISTÓRIAS ELETRIZANTES” PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

No dia 10 de outubro, alunos da rede municipal de ensino de Colombo terão a…

12 horas ago

COLOMBO CELEBRA O DIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO COM PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA ESPECIAL NO FERIADO MUNICIPAL

Fiéis de Colombo, se reuniram nesta segunda-feira (7) para celebrar o Dia de Nossa Senhora…

2 dias ago

HELDER LAZAROTTO É REELEITO PREFEITO DE COLOMBO COM 73,45% DOS VOTOS

Helder Lazarotto (PSD) foi reeleito neste domingo (06) para um novo mandato à frente da…

2 dias ago

PREFEITURA ABRE CADASTRAMENTO PARA ENSINO PRÉ-ESCOLAR DE 2025

Começou nessa sexta-feira (04) e vai até 25 de outubro, o cadastramento para o ensino…

4 dias ago

PCPR INVESTIGA ACIDENTE E BRIGA NO TRÂNSITO QUE ACABOU EM MORTE EM COLOMBO

A Polícia Civil de Colombo investiga a morte de um homem de 54 registrada no…

4 dias ago