Representantes da Urbanização de Curitiba (Urbs) prestaram esclarecimentos ao Procon-PR na última segunda-feira (6) sobre questões envolvendo a tarifa do transporte coletivo. O órgão de proteção do consumidor havia questionado sobre o pouco tempo entre a divulgação da nova tarifa e a aplicação da mesma, além de situações envolvendo o cartão transporte.
Urbs e Procon-PR deixaram acordado que, a partir de 2024, o anúncio do reajuste será feito com um mínimo de 48 horas de antecedência. Também foi definido que a prorrogação da validade dos créditos comprados até 28 de fevereiro, com o valor de tarifa antiga por 30 dias para todos os usuários do cartão transporte, também será aplicada quando houver reajuste no próximo ano.
Sobre o cartão transporte, a Urbs afirmou que a instabilidade do sistema de bilhetagem eletrônica foi causada por atualizações de sistema e servidor, o que já está resolvido. Outra situação envolvendo pagamento das passagens é o bloqueio do pagamento com cartão de débito ou crédito.
A Urbs vai produzir folder com explicação em detalhes sobre como funciona esse bloqueio motivado por falta de saldo. Os materiais serão distribuídos nos terminais de ônibus.