O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (24), o envio de tropas das Forças Armadas para reforçar a segurança no primeiro turno das eleições municipais, marcado para o dia 6 de outubro. A decisão unânime dos ministros contempla 53 processos que envolvem municípios de 12 estados, entre eles Tocantins, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Maranhão, Acre, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, destacou que a solicitação de tropas federais para eleições é uma prática comum. “Os governadores informam aos tribunais regionais eleitorais (TREs) que precisam de reforço para garantir a segurança durante a votação e a apuração”, explicou.
O envio das tropas ocorre quando os municípios notificam à Justiça Eleitoral que o efetivo policial local é insuficiente para assegurar a normalidade do pleito. A presença das Forças Armadas visa garantir um ambiente seguro para os eleitores e evitar transtornos que possam comprometer o processo democrático.
Fonte: Agência Brasil