Categories: Local

Transposição do Rio Capivari tem previsão de conclusão para setembro

O Governo do Estado informou nesta sexta-feira, 9, que as obras de transposição do Rio Capivari, em Colombo, estão em ritmo acelerado para que o início das operações aconteça ainda em setembro.

Após a conclusão da obra, parte da água do rio colombense será transportada até a Barragem do Iraí, no Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), acrescentando cerca de 700 litros de água por segundo ao sistema. A obra estava prevista inicialmente para ser entregue apenas no ano de 2025, mas a urgência em razão da crise hídrica mudou os planos.

A nova estrutura terá capacidade de captar e bombear a água do Rio Capivari, que será levada por tubulação até o Rio Timbu, onde depois seguirá o curso natural até a Barragem do Iraí para, por fim, ser tratada nas estações do Iraí e do Iguaçu. É um trajeto total de 26,7 quilômetros.

Na unidade de captação, já foram construídos o canal de entrada e a barragem de nível no Rio Capivari, que vai funcionar com três bombas com potência de 117 hp cada. Também foram assentados os 10 quilômetros de tubulação para levar a água. Num dos trechos foi construído um túnel com extensão de 57 metros que faz a travessia da tubulação sob a Estrada da Ribeira (BR-476), com o uso de tecnologia não destrutiva.

Além do percurso linear, a água precisa superar uma altitude de 122 metros do Morro do Roseira e fazer a transposição de uma bacia a outra. Para isso, já foi construída a estrutura da estação elevatória que terá quatro motores com potência de 850 hp cada. Para a execução em regime emergencial, foram alocadas oito frentes de trabalho simultâneas.

De acordo com a Sanepar, entre todas as obras de captação de água para mitigar os efeitos da estiagem, esta é a que vai garantir maior volume de água ao SAIC e será incorporada de forma permanente. Concluída a fase emergencial, a Sanepar vai construir uma estação que fará o tratamento da água do Capivari. As adutoras implantadas agora para levar água bruta para o sistema Iraí, no futuro, irão levar água tratada e serão conectadas ao reservatório Monte Castelo, já existente, e ao futuro reservatório Roseira. Esse projeto faz parte do Plano Diretor do SAIC.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

HOMEM É PRESO EM COLOMBO POR RECEPTAÇÃO E ADULTERAÇÃO DE VEÍCULO FURTADO

Um homem de 36 anos foi preso em flagrante em Colombo pelos crimes de receptação…

7 horas ago

ELEIÇÕES 2024: MORADIA É COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL DOS MUNICÍPIOS

Com o primeiro turno das eleições em 6 de outubro, o direito à habitação é…

9 horas ago

SENACON NOTIFICA FABRICANTES DE CELULARES SOBRE APOSTAS PRÉ-INSTALADAS

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou oito fabricantes de smartphones para esclarecer a possível…

9 horas ago

GOVERNO LANÇA PLANO NACIONAL DE IGUALDADE SALARIAL ENTRE MULHERES E HOMENS

O Governo brasileiro, por meio dos Ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego (MTE),…

10 horas ago

SANEPAR ENSINA A FAZER SABÃO PARA COMBATER ÓLEO NA REDE DE ESGOTO

Desde 2018, centenas de pessoas no Paraná participam das oficinas de sabão vegetal da Sanepar.…

10 horas ago

UMA NOVA ERA NO TURISMO DO PARANÁ COM ATRAÇÕES INOVADORAS E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS

O turismo no Paraná passa por uma renovação. Ações públicas e privadas estão transformando o…

10 horas ago