O Governo do Estado, por meio da Fomento Paraná, anunciou uma linha de crédito de aproximadamente R$ 50 milhões para financiar a renovação da frota de táxis no Estado. A operação, autorizada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nessa terça-feira (30), oferecerá juros subsidiados aos taxistas.
A iniciativa visa proporcionar mais segurança e conforto na prestação de serviços em todo o Paraná. Dados do Detran indicam que o Estado possui cerca de 10 mil veículos habilitados para atuar como táxis. “O taxista é o cartão de visitas de uma cidade, sendo fundamental para o turismo e a mobilidade urbana”, afirmou o governador. “Queremos dar condições para que os taxistas tenham uma frota moderna, organizada e segura. Apoiar esses profissionais melhora o serviço para visitantes e impulsiona a economia do Paraná”.
Valor do financiamento
A linha de crédito Fomento Taxistas financiará até 80% do valor de um veículo novo, limitado a R$ 80 mil, para pessoas físicas com autorização, permissão ou concessão pública para prestação de serviços de táxi. O financiamento terá juros subsidiados pelo Governo do Estado com uma taxa de 1,13% pelo Banco do Empreendedor. Para as taxistas mulheres, a taxa será ainda mais baixa, a 0,99% ao mês, pelo Banco da Mulher Paranaense.
Os financiamentos poderão ser utilizados para veículos novos, de passageiros ou de uso misto, movidos a combustão, sistemas híbridos ou elétricos. O crédito também poderá ser usado para conversão de motores para Gás Natural Veicular (GNV) e para adaptação de automóveis para transporte de pessoas com deficiência.
Carência
O prazo para pagamento será de até 60 meses, com um mês de carência. Para veículos 100% elétricos ou adaptados para transporte de pessoas com necessidades especiais, o prazo pode ser estendido até 72 meses.