Silvio Santos, o maior comunicador da televisão brasileira, faleceu neste sábado (17), aos 93 anos. A informação foi confirmada pelo SBT através das redes sociais. O apresentador estava internado em um hospital particular em São Paulo desde o início de agosto.
Em 18 de julho de 2024, Silvio foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, para tratar uma infecção por H1N1, recebendo alta dois dias depois. No dia 1º de agosto, voltou a ser hospitalizado para realizar exames de imagem, conforme informado pela assessoria de imprensa do SBT.
Carreira e legado
Nascido no Rio de Janeiro em 1930, Silvio Santos, cujo nome verdadeiro é Senor Abravanel, foi um dos maiores nomes da comunicação no Brasil. Com mais de 60 anos de carreira, ele começou sua trajetória como apresentador de televisão em 1961, na TV Paulista, e, em 1981, fundou o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), que se tornaria a terceira maior emissora de TV do país.
Além de sua trajetória na televisão, Silvio Santos também foi um empreendedor visionário. Em 1958, adquiriu o Baú da Felicidade, empresa que vendia carnês para troca de prêmios. Ele expandiu o negócio e, mais tarde, criou o Baú Financeira, que deu origem ao Banco Panamericano, vendido ao BTG Pactual no início da década de 2010 após um rombo financeiro.
Silvio também lançou outras empresas, como a Jequiti Cosméticos em 2006, e o hotel Sofitel Jequitimar Guarujá em 2007, consolidando-se como um dos empresários mais influentes do Brasil.
Política e vida pessoal
Em 1989, Silvio Santos chegou a se candidatar à presidência da República, liderando as pesquisas de intenção de voto. No entanto, sua candidatura foi barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na vida pessoal, Silvio Santos foi casado duas vezes. Seu primeiro casamento foi com Maria Aparecida Vieira Abravanel, com quem teve duas filhas. Após o falecimento de Maria em 1977, ele se casou com Íris Abravanel, com quem teve quatro filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata.
Reconhecimentos e prêmios
Ao longo de sua carreira, Silvio Santos colecionou prêmios e reconhecimentos, tanto como apresentador quanto como empresário. Em 1983, entrou para o Guinness Book como o apresentador do programa mais duradouro da televisão brasileira. No Troféu Imprensa, foi eleito “Melhor Animador” em várias ocasiões, entre 1964 e 2017, e também recebeu prêmios no Troféu Internet e Troféu Roquette Pinto.
Silvio Santos deixa um legado imensurável para a televisão e o empreendedorismo brasileiro, sendo lembrado como um dos maiores comunicadores e empresários do país.