Categories: Regional

Sicredi registra crescimento de 60% em seguros agrícolas

Nos primeiros cinco meses de 2020, o Sicredi, instituição financeira cooperativa, registrou crescimento de 60% em área segurada e de 77% em importância segurada no segmento agrícola, nos estados do Paraná e São Paulo, em comparação com mesmo período de 2019. Dados do Sicredi mostram ainda que, em todo o Brasil, o seguro agrícola disponibilizado pelas cooperativas filiadas à instituição evitou mais de R$100 milhões em prejuízos aos associados, nos últimos 12 meses.

No Paraná, especialmente, que passa por uma das maiores estiagens já registradas na historia, a importância de proteger o patrimônio rural  fica evidente, como destaca o produtor rural Rafael Ribas Alberti, de Tibagi, nos Campos Gerais. “A gente investe no adubo e na semente de qualidade, mas a questão da chuva, do frio e da seca a gente não consegue controlar”, afirma.  

Foi o que aconteceu com Paulo Pacheco, proprietário de uma granja na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba. Seu patrimônio foi afetado por uma forte chuva de granizo que atingiu a região em setembro de 2019. “Fazia 15 anos que eu tinha o seguro e foi a primeira vez que precisei. Imagina o prejuízo se não tivesse renovado”, comenta. 

O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Devanir Brisola, reforça os benefícios oferecidos pelo seguro. “Os seguros rurais permitem que os produtores possam investir com mais tranquilidade  em sua atividade, mantendo-se competitivos no agronegócio, mesmo sob condições de perda patrimonial ou eventual frustração de safra. O seguro agrícola traz estabilidade financeira para o negócio, garantindo que os recursos investidos na implementação da lavoura sejam ressarcidos em eventual perda decorrente de eventos climáticos garantidos na apólice”, explica. “Um número maior de produtores está descobrindo que o seguro protege não apenas seu patrimônio, mas toda a cadeia produtiva que depende do negócio segurado. Portanto, o seguro precisa estar inserido em seu planejamento no momento de orçar os custos de implementação de sua lavoura”, completa. 

No segmento agrícola, o Sicredi conta com a parceira de quatro das maiores empresas seguradoras do mercado: Mapfre, FairFax, Tokio Marine e Sancor. “Buscamos atender às necessidades de nossos associados por meio de soluções que fazem parte da gestão de risco do produtor e fazem sentido para seu negócio”, finaliza.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

HOMEM É PRESO EM COLOMBO POR RECEPTAÇÃO E ADULTERAÇÃO DE VEÍCULO FURTADO

Um homem de 36 anos foi preso em flagrante em Colombo pelos crimes de receptação…

7 horas ago

ELEIÇÕES 2024: MORADIA É COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL DOS MUNICÍPIOS

Com o primeiro turno das eleições em 6 de outubro, o direito à habitação é…

9 horas ago

SENACON NOTIFICA FABRICANTES DE CELULARES SOBRE APOSTAS PRÉ-INSTALADAS

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou oito fabricantes de smartphones para esclarecer a possível…

9 horas ago

GOVERNO LANÇA PLANO NACIONAL DE IGUALDADE SALARIAL ENTRE MULHERES E HOMENS

O Governo brasileiro, por meio dos Ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego (MTE),…

10 horas ago

SANEPAR ENSINA A FAZER SABÃO PARA COMBATER ÓLEO NA REDE DE ESGOTO

Desde 2018, centenas de pessoas no Paraná participam das oficinas de sabão vegetal da Sanepar.…

10 horas ago

UMA NOVA ERA NO TURISMO DO PARANÁ COM ATRAÇÕES INOVADORAS E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS

O turismo no Paraná passa por uma renovação. Ações públicas e privadas estão transformando o…

10 horas ago