Paraná reforça a necessidade de manter a imunização em dia para prevenir doenças graves.
No Dia Nacional da Vacinação, celebrado em 17 de outubro, a Secretaria de Saúde do Paraná destaca a importância das vacinas para proteger contra doenças graves ao longo da vida. O Estado possui mais de 1.800 salas de vacinação distribuídas por todas as cidades, garantindo o acesso a 20 tipos de imunizantes do Calendário Nacional.
O Dia Nacional da Vacinação, comemorado nesta quinta-feira, 17 de outubro, é uma data para reforçar a importância da imunização em todas as fases da vida. A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) lembra que as vacinas são essenciais para prevenir doenças graves, como poliomielite, sarampo, rubéola e influenza, além de reduzir o impacto de novas ameaças, como a Covid-19.
“O Brasil é referência mundial em vacinação, e o Paraná segue esse exemplo com uma ampla rede de salas de vacinação. Proteger a saúde começa com a imunização”, destaca o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) estabelece metas de cobertura vacinal para todo o país. No último ano, o Paraná atingiu metas importantes para algumas vacinas, como BCG e Meningo C, mas ainda há desafios para alcançar 95% de cobertura em outras vacinas, como Febre Amarela e Poliomielite.
A CAMPANHA EM COLOMBO
Em Colombo, o Programa Nacional de Imunização (PNI) é um dos pilares da saúde pública, oferecendo 19 vacinas gratuitas que previnem mais de 20 doenças.
Essas vacinas estão disponíveis em 25 salas de imunização, que atendem todas as faixas etárias, desde bebês até idosos.
Além das vacinas de rotina, campanhas específicas como as de Influenza e Covid-19 também são realizadas anualmente. Em 2023, o Paraná aplicou 3,2 milhões de vacinas contra a Influenza, alcançando 55,96% do público-alvo.
O Paraná é o quinto estado com o maior número de vacinas aplicadas contra a Covid-19, com mais de 29,8 milhões de doses administradas até 16 de outubro.
A vacinação é uma ferramenta fundamental para garantir a saúde da população e evitar surtos de doenças que podem ser prevenidas. Manter o calendário de vacinação atualizado é responsabilidade de todos, e as UBSs do Paraná estão prontas para atender à demanda.