A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove nesta quinta e sexta-feira (27 e 28) uma ação para aplicar as doses e imunizar seus servidores contra a Influenza e Covid-19. Em Curitiba, a vacinação ocorre no prédio da 2ª Regional de Saúde Metropolitana (2ª RS). A ação ocorre simultaneamente na 5ª Regional de Saúde (RS) de Guarapuava, 10ª RS de Cascavel e 19ª RS de Jacarezinho. A orientação é para que as 22 Regionais de Saúde vacinem todos os seus servidores. A Sesa segue as recomendações e orienta a vacinação para os públicos elencados conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI). “Espero que esta ação sirva de motivação para que as secretarias municipais de saúde, hospitais e outros estabelecimentos também realizem este serviço”, disse o secretário Beto Preto. “É preciso levar a vacina para perto das pessoas. O Governo do Estado trabalha incansavelmente e vai continuar promovendo ações de saúde e vacinação para a população de todo território paranaense”, acrescentou.

A Sesa tem orientado para que as secretarias de saúde dos 399 municípios desenvolvam ações para fortalecer a adesão à vacina.“A vacina precisa chegar até o cidadão, seja nas escolas, creches, locais de trabalho e hospitais. Práticas como esta servem para facilitar e disponibilizar a vacina para aquele cidadão que tem o direito de receber a dose, mas não tem a disponibilidade de comparecer a uma Unidade Básica de Saúde”, explicou a coordenadora de Imunização da Sesa, Virgínia Dobkowski Franco dos Santos.

INFLUENZA – A campanha de vacinação contra a Influenza teve início no Paraná no dia 27 de março. Os grupos preconizados são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas, entre outros professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, integrantes das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

BIVALENTE – Seguindo a orientação da nova normativa do PNI, a Sesa passou a recomendar a aplicação da dose de reforço com a bivalente contra a Covid-19 em todas as pessoas acima de 18 anos que tenham recebido pelo menos duas doses do esquema primário com a vacina monovalente. A nota técnica considera a disponibilidade de vacinas bivalentes e a necessidade de atualização de resposta imunológica da população para as novas variantes da doença.

Compartilhe nas Redes Sociais: