O aumento considerável do número de pessoas com sintomas respiratórios que buscam o Pronto Atendimento (PA) Maracanã fez com que a Secretaria da Saúde de Colombo ampliasse os serviços. Para dar conta da demanda de forma mais ágil, houve reestruturação temporária dos serviços e ampliação da equipe médica, que passou a contar com nove profissionais.
Além disso, dois novos consultórios foram implantados para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios leves, como dor de garganta, febre, tosse, dores no corpo e coriza. Em caso de suspeita de contaminação pela Covid-19, o teste é realizado no mesmo local. Se o diagnóstico for positivo, o paciente também recebe o Termo de Afastamento no próprio PA Maracanã.
“Além da ampliação no atendimento, é importante reiterar os cuidados que a população deve adotar em relação aos protocolos de segurança. Também é imprescindível estar em dia com a vacinação”, destacou a secretária de Saúde de Colombo, Marilda Zanoni.
Nos casos de diagnóstico confirmado da Covid-19, o paciente deverá manter o isolamento por 7 dias contados a partir do início dos sintomas. As eventuais faltas ao trabalho, escola ou faculdade, por exemplo, em função desta medida, são justificadas com a apresentação do Termo de Isolamento.