Residência oficial dos governadores do Paraná será transformada na Escola Agrícola 4.0.

Somente em 2010, a Granja Caguiri, residência oficial do Governador do Estado do Paraná, localizada em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, foi adaptada pela primeira vez para adquirir novas funções. Uma área de 27.000 m² da Zona de Proteção Ambiental está sendo reformada para sediar a Escola Agrícola 4.0 em 2022. Os recursos que a nova unidade educacional terá incluem drones, radares GPS, impressoras 3D e outros equipamentos para medições agrícola.

Com investimento de R$ 482 mil, a primeira etapa da readequação da Granja Canguiri que teve reparos, pintura e melhorias, vai servir de suporte para as atividades do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, que fica no mesmo terreno e tem 550 alunos, sendo 150 internos de cidades mais distantes.

A Escola Agrícola 4.0 será o primeiro centro de Tecnologia (Cetec) do estado, ensinando disciplinas de tecnologia e sustentabilidade. A proposta do governo é transformar a Granja Canguiri em um laboratório prático e replicá-lo em outras 18 faculdades agrícolas do estado.

No início do ano que vem, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), responsável pela engenharia agrícola, vai abrir licitações para ampliação da escola, instalação de painéis solares e captação e reaproveitamento da água da chuva de novas estufas.

Desde 2010 a Granja Canguiri deixou de ser a residência oficial do governador. Último ano da gestão de Roberto Requião à frente do estado. De lá para cá, o imóvel permaneceu desocupado, sendo usado esporadicamente para reuniões.

Ao longo de mais de uma década, a propriedade do estado foi alvo de diversas especulações. O ex-governador Beto Richa (PSDB) não quis morar no imóvel e tentou colocá-lo à venda. Diante da repercussão negativa, Richa desistiu de vender a residência oficial.

Já o atual governador, Carlos Massa Ratinho Jr (PSD), prometeu em campanha eleitoral de 2018 vender a propriedade, usando o argumento de acabar com “mordomias e desperdícios”. Porém, Ratinho Jr também foi demovido da ideia e em 2020 decidiu transformar a área na Escola Agrícola 4.0.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

PRF ESTÁ PROIBIDA DE FAZER BLOQUEIOS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS, DIZ MINISTRO DA JUSTIÇA

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou que a Polícia Rodoviária Federal…

41 segundos ago

MORRE CID MOREIRA, ÍCONE DO JORNALISMO BRASILEIRO, AOS 97 ANOS

O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira faleceu nesta quinta-feira (03), aos 97 anos, no…

3 horas ago

ABUSO INFANTIL: PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRO EM COLOMBO

Um professor da rede municipal de ensino de Colombo, foi preso no último domingo (29),…

14 horas ago

EDUCAÇÃO DO PARANÁ PREPARA ALUNOS PARA ETAPA NACIONAL DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) deu início à última fase das…

15 horas ago

MILHÕES DE CRIANÇAS BRASILEIRAS AGUARDAM POR VAGAS EM CRECHES

Um estudo divulgado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) revela que 4,5 milhões de…

15 horas ago

POLICIAL MILITAR É DESTAQUE NO 22º BPM POR SERVIÇOS PRESTADOS EM OPERAÇÕES DE SEGURANÇA

O soldado Jean do Nascimento Gonçalves, do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), recebeu o…

15 horas ago