Categories: Estadual

Reforma da Granja Canguiri é iniciada; espaço abrigará Escola Agrícola 4.0

O Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira, 7, uma reforma na Granja Canguiri, ex-residência oficial dos governadores paranaenses, localizada em Pinhais, próximo à divisa com Colombo, para adaptar a estrutura que abrigará o projeto da Escola Agrícola 4.0. Presente no plano de governo de Ratinho Junior, a proposta é que o local se torne referência no ensino técnico agrícola do Estado, dando suporte às atividades do Centro Estadual de Ensino Profissional (CEEP) Newton Freire Maia.

Em julho do ano passado, o governador autorizou a transferência do imóvel para a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para iniciar a implantação do projeto. A reforma, que está sob responsabilidade do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), vai oferecer a estrutura necessária para as atividades de inovação. “Cumprimos uma promessa de campanha de acabar com as mordomias e estamos transformando um imóvel que era de uso apenas dos antigos governadores em um espaço importante para desenvolver a inovação e a formação dos nossos jovens”, afirmou Ratinho.

A ideia é que com a inclusão de disciplinas voltadas para a área tecnológica e de sustentabilidade, o Newton Freire Maia se torne o primeiro Centro de Tecnologia do Estado (Cetec), funcionando como um laboratório de práticas que podem ser replicadas nos outros colégios agrícolas do Paraná. “O Estado é referência mundial na produção de alimentos. Investir desde cedo na qualificação dos profissionais que estarão no mercado de trabalho em alguns anos é fazer com que a agricultura paranaense se torne cada vez mais moderna, produtiva e sustentável”, destacou.

A propriedade conta com uma área de 27 mil metros quadrados, com diferentes construções, incluindo a residência principal, a do caseiro, refeitório e alojamento. Em seus limites estão outros imóveis do Estado, como o próprio CEEP, o Parque da Ciência Newton Freire Maia e o Centro Estadual de Referência em Agroecologia, braço do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

O investimento na reforma é de R$ 482 mil, incluindo reparos na residência e nas estruturas anexas. A obra contempla serviços de engenharia no pórtico, no acesso à casa, na guarita, na casa de apoio e na principal, além de melhorias na sala de informática, na caixa d’água e na passarela do Parque da Ciência. O prazo de conclusão é de 150 dias. “Trabalhamos para proporcionar ambientes adequados para o fortalecimento do ensino profissional no Estado. Com a melhoria dos espaços, asseguramos as condições para concretizar a qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. O Canguiri é um marco na educação para as futuras gerações do Paraná”, afirma o diretor-presidente do Instituto Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

GOVERNO LANÇA PLANO NACIONAL DE IGUALDADE SALARIAL ENTRE MULHERES E HOMENS

O Governo brasileiro, por meio dos Ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego (MTE),…

12 minutos ago

SANEPAR ENSINA A FAZER SABÃO PARA COMBATER ÓLEO NA REDE DE ESGOTO

Desde 2018, centenas de pessoas no Paraná participam das oficinas de sabão vegetal da Sanepar.…

35 minutos ago

UMA NOVA ERA NO TURISMO DO PARANÁ COM ATRAÇÕES INOVADORAS E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS

O turismo no Paraná passa por uma renovação. Ações públicas e privadas estão transformando o…

37 minutos ago

PARANÁ DESTACA-SE COMO 3º MAIOR CADASTRO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA DO BRASIL

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), vinculado à Secretaria de Estado da…

43 minutos ago

FORÇA-TAREFA DE VACINAÇÃO NAS ESCOLAS APLICA 292,6 MIL DOSES NO PARANÁ

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) os resultados da força-tarefa de vacinação nas escolas…

45 minutos ago

CRESCIMENTO DA ECONOMIA E MEDIDAS FISCAIS IMPULSIONAM ARRECADAÇÃO FEDERAL

A arrecadação federal apresentou um desempenho histórico em agosto, com receitas de R$ 201,6 bilhões,…

49 minutos ago