Fonte: Agência Brasil
A Receita Federal abre nesta quarta-feira (24), a consulta ao terceiro dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda 2023. Este lote inclui cerca de 54,2 mil contribuintes do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes, que foram priorizados. No total, 6.091.572 contribuintes receberão R$ 8,5 bilhões.
Contribuintes do Rio Grande do Sul, que regularizaram suas declarações em julho, são priorizados, assim como aqueles que informaram a chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida. Além disso, o lote abrange 172.719 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em categorias prioritárias, sendo o primeiro lote a incluí-los.
Consulta e pagamento
A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”, ou pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones. O pagamento será realizado em 31 de julho, na conta ou chave Pix informada na declaração.
Contribuintes que não estiverem na lista devem acessar o e-CAC para verificar pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora. Se a restituição não for depositada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil, podendo ser agendado através do Portal BB ou central de relacionamento do banco.