O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou, nessa terça-feira (3), o projeto “De Homem para Homem”, com o objetivo de intensificar a conscientização masculina no combate à violência contra a mulher no Paraná.
As palestras serão ministradas por delegados e policiais militares, abordando os direitos das mulheres, as tipificações penais dos crimes contra elas e o papel essencial dos homens nesse debate. “Queremos acabar com a figura do ‘machão de cozinha’. O homem precisa entender que não pode cometer qualquer tipo de violência contra a mulher, seja física, sexual, psicológica ou emocional”, afirmou Ratinho Junior.
Integração com Operação Mulher Segura
O projeto integra a Operação Mulher Segura, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), que já atua na repressão de crimes contra mulheres e no suporte às vítimas. Agora, o “De Homem para Homem” amplia essas medidas, com foco na prevenção e conscientização dos homens, que são, em geral, os principais autores desses crimes.
Importância da Conscientização Masculina
As palestras serão realizadas exclusivamente para homens, promovendo um ambiente de diálogo aberto. Além disso, vídeos com depoimentos de familiares de vítimas e condenados por feminicídio serão exibidos para ilustrar o impacto devastador da violência contra a mulher.