A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) realizou 102.659 atendimentos no primeiro semestre de 2024, com uma média de 570 atendimentos diários e uma taxa de resolução de 75% a 80%. O órgão, ligado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, se destacou pela eficácia na resolução das demandas dos consumidores.

Entre 1º de janeiro e 28 de junho, o Procon-PR recebeu 54.997 requerimentos, sendo 42,6% presenciais, 30,6% online, 26,3% por telefone e 0,5% por correspondência. A plataforma consumidor.gov registrou 46.282 queixas no mesmo período.

Os principais problemas foram relacionados a cartões de crédito e débito, com 18.790 atendimentos a bancos e financeiras, e a telefonia, com 11.007 reclamações.

“Ao priorizar um atendimento humanizado e diversificado, o Procon-PR visa resolver os problemas dos consumidores de forma eficaz”, diz a diretora Cláudia Silvano. “Buscamos solucionar as questões na primeira instância ou, se necessário, nas audiências de conciliação.”

Santin Roveda, secretário de Justiça e Cidadania, reforça: “A defesa dos direitos dos consumidores e a proteção dos paranaenses são prioridades do governo estadual. O volume de atendimentos reflete o comprometimento em assegurar justiça e equidade.”

 

Compartilhe nas Redes Sociais: