O Palácio Iguaçu recebeu, nesta terça-feira (25), primeiras-damas de 130 municípios paranaenses para o primeiro de dois encontros promovidos pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa. A iniciativa, realizada desde 2021, busca fortalecer a colaboração entre o governo estadual e os municípios, especialmente em políticas sociais voltadas às mulheres.
“A ideia é que possamos ajudar umas às outras, compartilhando ações e recursos para gerar um impacto positivo na vida das mulheres paranaenses”, destacou Luciana. Segundo ela, a troca de experiências fortalece a integração entre as políticas públicas estaduais e municipais, principalmente em áreas como saúde, segurança e redes de apoio feminino.
Os encontros já trouxeram resultados concretos, como a adesão de diversos municípios às campanhas Unidas contra a Dengue e Paraná Rosa, além da criação da Rede Estadual de Ajuda Humanitária. Essa rede foi inicialmente concebida para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, mas hoje atende emergências em todo o país, agilizando respostas a desastres.
Além da troca de experiências, o evento visa estreitar a parceria entre os municípios e o Estado para incentivar a implementação de ações sociais mais eficazes. No encontro, foram apresentados programas como o Banco da Mulher Paranaense, que já destinou R$ 236 milhões em crédito a negócios liderados por mulheres.
Outro destaque foi a redução de 18% nos feminicídios no Paraná, reflexo do programa Mulher Segura, que começou em 20 cidades e agora será expandido para todos os 399 municípios. Já a Defensoria Pública do Estado apresentou o programa Ampara, que presta atendimento gratuito a mulheres vítimas de violência doméstica.
“Os encontros são fundamentais para promover inclusão e solidariedade, criando uma rede de apoio que ultrapassa os limites municipais”, afirmou Luciana. Para a primeira-dama de Curitiba, Paula Mocelin Slaviero, essa troca de experiências fortalece as cidades e garante que o Estado siga de portas abertas para apoiar os municípios.
Um novo encontro está marcado para esta quinta-feira (27). Com ele, serão 17 reuniões promovidas desde 2021 em diferentes regiões do Paraná.