Em artigo de opinião intitulado “O Transporte Público não pode parar”, o presidente da Metrocard, Lessandro Zem afirma que o sistema de transporte público da REgião Metropolitana de Curitiba pode entrar em colapso. De acordo com o dirigente da empresa responsável pelo sistema de bilhetagem nos ônibus da RMC, “os recursos são insuficientes para a mínima manutenção dos serviços e as consequências dessa grave dificuldade financeira podem comprometer seriamente a operação do sistema nos próximos dias”.
De acordo com Zem, o movimento nos ônibus diminuiu entre 70% e 75%, reduzindo a arrecadação das empresas prestadoras de serviço, destacando que 72% dos recursos são distribuídos entre salários dos funcionários (52%) e óleo diesel (20%).
Segundo ele, as autoridades estão sendo alertadas diariamente, e que “várias alternativas já foram apresentadas para equilibrar a equação econômica e salvaguardar a saúde dos passageiros e dos motoristas e cobradores”.
Vale destacar que os ônibus de Curitiba e Região Metropolitana tem operado desde o início da semana anterior com frota reduzida, atendendo em dias úteis com a tabela de horários de sábado, e nos finais de semana com a tabela de horários de domingos e feriados.