Com informações da Prefeitura de Colombo

A Prefeitura de Colombo vai replicar o programa Poliniza Mais Colombo, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Colombo (SEMMA), nas unidades da rede municipal de educação. O projeto promove a conscientização da importância das de abelhas nativas sem ferrão, fundamentais no processo de polinização da flora nacional.

Escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) receberão colmeias de espécies como Guaraipo, Manduri, Mandaçaia, Jataí, Mirim Droryana e Mirim Guaçu. A metodologia é inspirada no Programa Poliniza Paraná, do Governo do Estado, e Jardins de Mel, da Prefeitura de Curitiba, ambos também com implementação em unidades educacionais.

A meta é, além de viabilizar a reprodução e proliferação desses insetos, também promover a conscientização das futuras gerações para a importância da preservação ambiental. Esta ação integra o Projeto de Educação Ambiental Conexão Criança & Natureza.

Cinco escolas municipais participantes do programa receberão, até setembro, colmeias das espécies nativas de abelhas sem ferrão, que serão fornecidas pela Sanepar, parceira no projeto. Serão alcançadas escolas Agripino João Tosin, Elvira Nodari Alberti, Isolina Ceccon, Parque Monte Castelo e Parque Santa Terezinha. Cada uma receberá três colmeias totalizando 15 unidades.

IMPORTÂNCIA – A reintrodução de abelhas nativas nos espaços garante a produção de frutos e sementes, além da reprodução de diversas plantas. Por isso, as abelhas se destacam na manutenção e promoção da biodiversidade.

Elas ainda auxiliam na produção de cerca de 90% dos alimentos no mundo, e são de extrema importância para agricultura mundial. Cerca de 70% das plantas agrícolas dependem desta polinização.

A presença da abelha também serve como um bioindicador ambiental. Isso porque, assim como um peixe não sobrevive em um rio poluído, a abelha também não sobrevive em um ambiente degradado. Por isso, a presença desses insetos é um indicativo de saúde, qualidade de vida e do ar.

Das 420 espécies de abelhas sem ferrão do mundo, 300 vivem no Brasil, e aproximadamente 38 no Paraná. Cerca de 100 espécies de meliponíneos que ocorrem no Brasil se encontram em risco de extinção, e isso se deve ao desmatamento, à poluição e às mudanças climáticas.

O Poliniza Mais Colombo também é um dos meios de se alcançar as metas definidas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Compartilhe nas Redes Sociais: