Com informações da Sesp
A Polícia Militar do Paraná iniciou na manhã desta sexta-feira (17) a Operação Carnaval, no Litoral. O objetivo é promover a segurança dos foliões e também daquelas pessoas que não vão participar das festas, mas que chegam à região para passar esse período. A operação seguirá até quarta-feira (22).
O comandante de Operações da PMPR durante o Verão Maior Paraná, major Ronaldo Goulart, explica que, além das equipes que já atuam no Litoral durante a temporada, militares estaduais das unidades especializadas também vão participar do policiamento no Carnaval.
“Teremos, pelo menos, cem policiais militares atuando em cada município, exclusivamente para os eventos. Além disso, continuaremos com as equipes atuando também no policiamento cotidiano, ou seja, não haverá nenhum prejuízo para a população que não estará nas ruas e avenidas”, ressalta.
Para promover a segurança do público, a PMPR contará com policiais do serviço de inteligência, equipes do 9º Batalhão da Polícia Militar, Regimento de Polícia Montada (RPMon), Batalhão da Polícia de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM) e Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).
O policiamento será realizado por equipes móveis, pontos-base, módulo-móvel, policiamento aéreo e plataforma de observação elevada que possibilita visão panorâmica dos eventos, além de câmeras que são capazes de identificar armas e outros ilícitos. Também haverá bloqueio de trânsito e cães farejadores para localizar armas e drogas.
“Nossa atuação será voltada para combater os ilícitos durante todo o feriado e contamos também com a ajuda da população para que denuncie qualquer atitude suspeita ou criminosa. Estaremos promovendo segurança para as pessoas de bem e que querem se divertir sem preocupações”, destaca Goulart.
PULSEIRINHAS – A Polícia Militar conta com os módulos móveis distribuídos por toda a orla das praias do Litoral para atendimento, orientações para as famílias e distribuição de pulseirinhas de identificação para as crianças.
DENÚNCIAS – A Polícia Militar reforça os principais canais de denúncia que podem ser utilizados pela população: o telefone 190, o aplicativo 190PR e o Disque-Denúncia 181, que possibilita o registro da ocorrência de forma anônima.