Categories: Policial

Polícia Civil prende mulher em Colombo por participar de venda ilegal de cirurgias bariátricas

Na manhã desta quinta-feira, 29, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu temporariamente uma mulher em Colombo, suspeita de participar junto a um vereador da cidade de Carlópolis, no Norte Pioneiro, de um esquema ilegal de venda de cirurgias bariátircas. De acordo com a investigação, os suspeitos conseguiam falsas guias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa é a segunda fase da operação que investiga uma organização criminosa que teria lucrado mais de R$ 10 milhões com a venda de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS, no Hospital ANgelina Caron, em Campina Grande do Sul. Sete mandados de busca e apreensão também foram cumpridos no decorrer da ação.

Os policiais civis cumpriram as ordens judiciais nas seguintes localidades: Carlópolis, Santo Antônio da Platina, Jacarezinho e Colombo. Segundo a PCPR, o vereador teria falsificado guias do SUS. Isso possibilitava encaminhamento de pacientes, principalmente do Estado de São Paulo, para fazerem cirurgias bariátricas no hospital do Paraná. Ele atuaria juntamente com médicos que assinavam essas guias. A organização criminosa é investigada pelos crimes de extorsão, falsidade ideológica, uso de documento falso, concussão e organização criminosa.

O grupo criminoso, por meio de redes sociais ou indicações, entrava em contato com pessoas de vários estados (a maioria de São Paulo e Santa Catarina), interessadas em realizar cirurgia bariátrica. Os pacientes, muitas vezes, estavam aguardando há anos na fila para serem operados pelo SUS, e acabavam aceitando pagar até R$ 3 mil em cirurgias que deveriam ser gratuitas. As investigações ainda apontam que o grupo criminoso conseguiria receber em duplicidade os valores pagos pelo SUS ao hospital pelas cirurgias bariátricas.

Ainda na primeira fase da operação, o Hospital Angelina Caron divulgou nota sobre o caso: “O Hospital Angelina Caron (HAC) esclarece que não realiza qualquer tipo de cobrança de paciente para os procedimentos feitos pelo SUS, nem se beneficia direta ou indiretamente de algum esquema fraudulento. As denúncias acerca desse tipo de fraude têm recebido a atenção do HAC, que também é vítima de eventuais ilegalidades praticadas por pessoas que prometam agilizar o atendimento mediante pagamento, enganando e aproveitando-se de pacientes”.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

CNU: RESULTADOS PARCIAIS LIBERADOS E CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DEFINIDO

Os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) já podem consultar as notas das provas divulgadas…

6 minutos ago

HELDER LAZAROTTO E PAULO CORADIN VENCEM DISPUTA À PREFEITURA COM QUASE 80 MIL VOTOS

Helder Lazarotto (PSD) foi reeleito nesse domingo (06) para um novo mandato à frente da…

44 minutos ago

BANDA DO CORPO DE BOMBEIROS CELEBRA ANIVERSÁRIO DA CORPORAÇÃO

Na noite de segunda-feira (7), a banda do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR)…

1 hora ago

3º FESTIVAL INFÂNCIA FELIZ: CINEMA, CULTURA E MUITA DIVERSÃO GRATUITA EM COLOMBO

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, preparou…

1 hora ago

Edição 2950 – 09 de outubro de 2024

Clique aqui e veja a edição completa.

2 horas ago

ENCONTRO DISCUTE O BEM-ESTAR DE PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA EM EVENTO GRATUITO

No dia 16 de outubro, das 18h às 22h, o Castello Realle, em Colombo (PR),…

15 horas ago