O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, desenvolveu um sistema que mostra em tempo real o nível dos rios, indicando o quanto choveu. Um painel geográfico, chamado Hidroinfoparana, mostra o conjunto de estações de monitoramento hidrológico dos principais rios da Bacia Hidrográfica do Estado.
O sistema está disponível para acesso da população através do site www.iat.pr.gov.br, bastando clicar na aba “Monitoramento” e em seguida em “Monitoramento Hidrométrico”. Com isso, o órgão acredita que o cidadão paranaense possa ter mais conhecimento sobre a atual situação de estiagem e o entendimento de ações governamentais, como a proibição da pesca e da queima da cana-de-açúcar. “Estamos vivendo a pior seca da história e é necessário informar a sociedade para que ela participe e entenda os motivos de muitas decisões tomadas”, explicou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.
De acordo com o gerente de monitoramento e fiscalização do IAT, Alvaro Goes, os dados são de estações próprias do órgão e também as da Agência Nacional de Águas (ANA), da Copel e de outras concessionárias de geração de energia. “Atualmente, o IAT conta com 80 estações telemétricas que mostram de forma remota e em tempo real em que altura está o nível do rio e mais 450 estações de medição manual”, disse.
Atualmente, o sistema mostra informações de cerca de 80 estações telemétricas. A média semanal é atualizada toda quinta-feira. As estações onde o nível está acima da cota média são mostradas em verde enquanto as que estão abaixo da média são mostradas em vermelho. As informações de chuva e nível dos rios também são mostradas através de gráficos. É possível consultar os dados através de filtros como rio e unidade hidrográfica, além dos dados e gráficos específicos de cada estação.