Perfil: De Juíza de paz ao empreendedorismo feminino em Colombo

De Empresária à primeira Juíza de paz de Colombo, Maria Cristina Cavassin, 57 anos, possui um Spazio de beleza desde 1984, o nome em italiano para resgatar as raízes. Também faz parte de um grupo de empreendedoras de Colombo, envolvidos também em projetos sociais.

Em 1878, 40 famílias de 27 sobrenomes originaram a Colônia Alfredo Charles e a família Cavassin foi uma das pioneiras, em 1980 foi fundada a cidade de Colombo. Maria Cristina é bisneta do segundo prefeito imigrante, José Cavassin.

O processo do título de Juíza de paz ocorreu por ela atender as expectativas para a função, ter competência para celebrar casamentos, ser uma pessoa ilibada e de conduta idônea. “Esse título de Juíza de paz vem honrar meus ancestrais, construindo memórias na cidade”, disse Cristina.

Juntamente com outras mulheres empreendedoras, possui um grupo de liderança que de forma organizada faz o calendário anual de eventos. É realizado um encontro mensal com palestra sobre educação empreendedora. O encontro ocorre sempre às segundas-feiras. As empreendedoras são recebidas com o lanche, em seguida a palestra, a rodada de negócios, promovendo ação social em cada encontro e finalizamos com networking.

Vi por bem, juntamente com amigas empreendedoras, fazermos um movimento na cidade e criando o “Grupo das Mulheres Empreendedoras de Colombo”, com o intuito de prestígio e valorização do comércio local, através de educação empreendedora e networking”, complementa.

Por intermédio e motivação de sua mãe, Cristina fez o curso para inicialmente atender a família. As amigas e vizinhança, quando souberam, começaram a procurar pelos serviços. Atendia em casa de maneira improvisada, usando a penteadeira do quarto. Assim começou sua trajetória empreendedora.

AÇÃO SOCIAL – Os encontros do grupo de empreendedoras são direcionados para ações diferentes, dentre eles surgiu um trabalho social, com a necessidade de ajudar o próximo. Começaram com alimentos para a pastoral da igreja e em um único encontro conseguiram arrecadar 748 kg. No outro foram brinquedos, enxoval solidário para os recém-nascidos. Agora estão arrecadando absorventes e hidratantes para mulheres em tratamento de câncer.

Cada ação conta com o apoio das envolvidas no grupo, que agora tem regras definidas e são associadas à Associação Comercial Industrial Agronegócio e Serviços de Colombo (ACIC). Contam também com a parceria do SEBRAE no treinamento e direcionamentos ao empreendedorismo feminino, através de cursos sobre gestão, apoio com consultoria e assessoria.

Para participar do grupo, precisa ter CNPJ e seu negócio na cidade. A comunidade pode ajudar privilegiando o consumo de produtos e serviços no comércio de sua cidade. Com a intenção de girar a roda da abundância, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

COLOMBO PROMOVE 1º FÓRUM MUNICIPAL “TODOS CONTRA O CÂNCER” EM OUTUBRO

A Prefeitura de Colombo, em parceria com a AMUC (Associação de Apoio às Mulheres com…

8 horas ago

“ARTE NO MURO” TRANSFORMA ESPAÇOS PÚBLICOS EM PAINÉIS ARTÍSTICOS A CÉU ABERTO EM COLOMBO

A Prefeitura Municipal de Colombo promove o evento Arte no Muro, uma iniciativa que busca…

4 dias ago

EXPO EMPREPAR COLOMBO 2024 REÚNE EMPREENDEDORES LOCAIS COM ATRAÇÕES GRATUITAS

Neste final de semana, sábado (28) e domingo (29), acontece a Expo EmprePar Colombo 2024…

4 dias ago

GOVERNO LANÇA SELO NACIONAL PARA RECONHECER ESFORÇOS EM ALFABETIZAÇÃO

A gestão pública de municípios, estados e do Distrito Federal que desenvolvem iniciativas para garantir…

5 dias ago

EDUCADORES APOIAM PROPOSTA DE PROIBIR O USO DE CELULARES NAS ESCOLAS

Professores e orientadores educacionais consideram positiva a possibilidade de o Ministério da Educação (MEC) proibir…

5 dias ago

PRAZO PARA ADESÃO AO REFIS NO PARANÁ ENCERRA NESTA SEMANA

Os contribuintes com débitos junto à Receita Estadual do Paraná têm até esta semana para…

5 dias ago