A Polícia Civil do Paraná (PCPR) comemora neste sábado (3) os 13 anos do Núcleo de Operações com Cães (NOC). Em 2023, o NOC atuou em 533 ocorrências, resultando na apreensão de 944 quilos de drogas e na localização de 73 armas.
Atualmente, o NOC conta com quinze cães em serviço e outros em treinamento. O Núcleo está presente em Curitiba, Pato Branco, Cascavel, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu, com viaturas adaptadas para o transporte dos animais. Esses cães apoiam operações policiais em todo o Paraná, colaborando com forças municipais, estaduais e federais.
O delegado Cristiano Quintas, chefe do NOC, ressalta que os cães aumentam a eficácia das operações ao localizar ilícitos rapidamente, reduzindo a exposição dos agentes a ambientes hostis. O treinamento dos cães começa ainda na fase de filhote ou com animais já adestrados, sendo continuamente aprimorado.
Os cães servem até os oito anos, quando começam a ser poupados de esforços maiores. Após a aposentadoria, podem ser adotados por seus condutores ou por outros policiais da PCPR.
Além de combater crimes, o NOC realiza ações educativas. Em junho, 5,1 mil pessoas participaram de eventos sobre a prevenção ao uso de drogas, com demonstrações dos cães em ação, destacando a importância do combate aos entorpecentes.