Patrulha Rural da PM leva mais segurança e tecnologia a região rural

Entre os dias 1º e 15 de julho, como nova política pública, o patrulhamento móvel da Operação Segurança Rural, lançado em caráter permanente pela Polícia Militar do Paraná, percorreu cerca de 47 mil quilômetros de estradas rurais em todo o estado. Foram abordados 2.490 pessoas e 896 veículos, dos quais 12 foram presos em flagrante, 22 foram apreendidos e a apreensão de um adolescente.

A fiscalização apreendeu 4.400 quilos de maconha, 76 gramas de cocaína, sete armas de fogo e 49 munições. Seis veículos roubados foram recuperados, dez foram multados e oito foram recolhidos.

Tem por finalidade fortalecer o policiamento ostensivo em distritos e estradas rurais, além de realizar operações preventivas e repressivas em pontos e locais por meio de patrulhamentos, bloqueios, visitas preventivas ao patrimônio e outras exigências de segurança pública. A operação também visa aproximar as populações de áreas distantes dos centros urbanos da polícia.

O policiamento rural previne e combate furtos e roubos em cooperativas e propriedades rurais, otimizando o tempo de resposta nessas áreas. Também se concentra em auxiliar as operações preventivas de segurança pública para combater crimes violentos onde a propriedade é violada ou onde é necessária uma resposta rápida.

Uma parte importante das operações é a tecnologia. Além do trabalho preventivo, essa nova fase inclui o cadastro de imóveis e o mapeamento de todo o meio rural.

Durante as duas primeiras semanas, como parte do projeto PMPR-90, 346 propriedades foram cadastradas no Sistema de Georeferência do Programa de Patrulhamento Comunitário Rural Versão 4.0. Para tanto, o governo do Paraná adquiriu equipamentos móveis para a PMPR para cadastro e georreferenciamento de imóveis rurais, além de 44 veículos 4×4 novos e exclusivos.

Outra fase do novo plano é treinar 236 militares estaduais no Curso de Patrulha Rural Comunitária, com a finalidade de padronizar os protocolos e procedimentos em todas as unidades operacionais e habilitar os patrulheiros rurais para operar sistema de cadastramento online.

O treinamento abrange disciplinas como métodos policiais, interação comunitária e registro rural, policiamento ostensivo em ambientes rurais, direitos humanos, ação contra crimes violentos contra o patrimônio, atendimento pré-hospitalar de combate, autodefesa e muito mais.

O capitão Íncare Correa de Jesus, coordenador da Ação Rural Comunitária, explicou: “Para essa reformulação, nos baseamos nos planos de referência de outras polícias estaduais que fazem o patrulhamento do campo, além de realizar análises criminais e desenvolver ferramentas voltadas à tomada de medidas preventivas” patrulha.

Para aumentar a conscientização e orientação sobre a importância da participação efetiva nas operações de segurança pública, a PMPR atualizou a cartilha de Segurança Rural, que traz orientações e métodos para prevenção de grandes crimes que ocorrem no meio rural, como furto, danos, roubo e cárcere privado. Além de como proceder nestas situações. A Patrulha Rural também facilitará reuniões em sindicatos rurais, cooperativas e nos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) para orientar esse público.

A Cartilha Segurança Rural, desenvolvida em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep-PR), está disponível no site da PMPR (https://www.pmpr.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-09/seguranca_rural.pdf) e traz sugestões para aumentar a segurança nas propriedades e em todo o ambiente rural, além de incentivar a formação de uma rede de contatos entre a vizinhança para facilitar a comunicação com a polícia em casos de crimes e delitos.

 

“A partir dessa reformulação, as equipes passaram mapear o ambiente rural, incluindo as estradas secundárias, acidentes geográficos e outros locais onde os criminosos podem se esconder ou utilizar como rota de fuga. Esse mapeamento auxiliará no planejamento das operações e na repressão a essas ações”, salientou o capitão Íncare.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

MORRE CID MOREIRA, ÍCONE DO JORNALISMO BRASILEIRO, AOS 97 ANOS

O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira faleceu nesta quinta-feira (03), aos 97 anos, no…

9 horas ago

ABUSO INFANTIL: PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRO EM COLOMBO

Um professor da rede municipal de ensino de Colombo, foi preso no último domingo (29),…

21 horas ago

EDUCAÇÃO DO PARANÁ PREPARA ALUNOS PARA ETAPA NACIONAL DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) deu início à última fase das…

21 horas ago

MILHÕES DE CRIANÇAS BRASILEIRAS AGUARDAM POR VAGAS EM CRECHES

Um estudo divulgado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) revela que 4,5 milhões de…

21 horas ago

POLICIAL MILITAR É DESTAQUE NO 22º BPM POR SERVIÇOS PRESTADOS EM OPERAÇÕES DE SEGURANÇA

O soldado Jean do Nascimento Gonçalves, do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), recebeu o…

22 horas ago

MISS E MISTER COLOMBO 2025 REPLETO DE GLAMOUR, ELEGÂNCIA E MOMENTOS INESQUECÍVEIS

O Clube Santa Mônica foi o palco de muito glamour e emoção no último fim…

22 horas ago