O Parque Estadual de Vila Velha, situado nos Campos Gerais, está liderando uma campanha para incentivar a doação de sangue entre seus visitantes. A iniciativa, intitulada “Paraná, Terra de Sangue Bom”, foi lançada no início deste mês pelo Governo do Paraná. Durante todo o mês de junho, os visitantes que comprovarem a doação de sangue com uma carteirinha de doador ativa a partir de 1º de março de 2024, serão recompensados com um passaporte para o passeio de tirolesa.
“Estamos sempre engajados em ações que beneficiam a comunidade, seja em campanhas anuais ou em ocasiões especiais. Desta vez, nossa iniciativa visa valorizar e reconhecer os doadores de sangue, um gesto nobre que pode salvar muitas vidas”, destacou Leandro Ribas, gestor do Parque.
As doações de sangue podem ser realizadas em uma das 23 unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). A campanha estadual sublinha a importância de aumentar o número de doadores para manter os estoques de sangue, essenciais para salvar centenas de vidas diariamente em 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos em todo o Estado. Estes hospitais representam 93% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Vivian Patrícia Raksa, diretora do Hemepar, explicou a importância das doações: “Uma única bolsa de 450 mililitros de sangue, doada por uma pessoa, pode salvar até quatro vidas. Com essa quantidade, é possível produzir quatro tipos de hemocomponentes: plasma, concentrado de hemácias, plaquetas e crioprecipitado”.
Com esta campanha, o Parque Estadual de Vila Velha não apenas promove a saúde e a solidariedade, mas também reforça seu compromisso com iniciativas que têm um impacto positivo na sociedade.