Marcas de pequenos produtores do Paraná ganharam destaque em uma das principais plataformas de e-commerce do mundo. A Invest Paraná e a Shopee lançaram a seção especial “Do Paraná para o Brasil” no aplicativo, com produtos de empreendedores que fazem parte do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS). A iniciativa é fruto do Programa de Incubação Shopee VRS, no qual mais de 20 produtores que não tinham experiência com vendas online passaram por capacitação para comercializar seus produtos pela internet.
O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, afirma que a parceria reforça o objetivo de abrir novos canais de comercialização para micro e pequenos empreendedores, promovendo o desenvolvimento sustentável das regiões paranaenses. Luciana Hachmann, head de Relações Governamentais da Shopee, destacou o compromisso da empresa em transformar vidas por meio da tecnologia e apoiar o empreendedorismo brasileiro.
Entre os produtos disponíveis na nova seção do app estão alimentos, bebidas, artesanato e itens da economia criativa, todos ligados aos biomas e territórios do Paraná. O programa inclui produtores de várias regiões, como o Litoral (banana, palmito pupunha, açaí juçara), o Centro-Sul (erva-mate e pinhão) e o Vale do Ribeira (tangerina e turismo). A capacitação oferecida aos produtores envolveu 196 horas de treinamento, abordando desde descrição de produtos até logística e precificação.
Um exemplo de sucesso é a Viva Mate Bitumirim, que comercializa erva-mate e chás. Segundo a gerente Angela Hneda, a entrada na Shopee possibilitou expandir as vendas para novos mercados, como São Paulo, onde 90% dos pedidos online da empresa foram feitos. Noely Silva, de Antonina, que produz biojoias, também relata que, após a capacitação, viu um aumento nas oportunidades de negócios e aprendeu a gerenciar estoques.
A ideia é que o microsite funcione como uma “feira digital”, com o objetivo de atrair compradores de todo o Brasil e promover produtos paranaenses sustentáveis. A iniciativa também inclui uma promoção de lançamento: os consumidores terão um cupom de desconto de R$ 10 para compras acima de R$ 50, válido para produtos dos empreendedores do VRS.