Paraná registra em abril o menor número de casos e de mortes causadas pela covid-19 desde o começo da pandemia

Foto: DIVULGAÇÃO – AEN-PR

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), realizou nesta segunda-feira (02), mais um registro de mortes causadas pela Covid-19 no estado, os dados são referentes ao mês de abril de 2022. Neste levantamento, 84 pessoas morreram em decorrência do vírus. De acordo com o boletim, o mês de abril teve uma queda de 80% em comparação ao mês anterior, onde foi registrado 409 mortes causadas pela doença. Desde o mês de abril, o Paraná não registrava menos de 100 mortes por mês.

Já referente ao número de casos confirmados da doença, a queda também foi bem expressiva, pois o mês de abril registrou 25.438 casos confirmados, sendo também o número mais baixo do ano até agora. O mês de março, teve um registro de 54,835 casos. Já a média móvel de mortes pela doença (considerando os óbitos confirmados dos últimos 7 dias e dividindo por 7), teve uma queda de 65,2% nos registros em relação há 14 dias atrás.

De acordo com SESA, o número de internados com suspeita de Covid-19  também teve uma queda bem significativa. No mês de março, 307 pessoas estavam internados em leitos exclusivos para o tratamento da doença, sendo 186 em unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 121 em leitos de enfermaria. Pouco mais de um mês o boletim aponta que há 102 internados, sendo 45 em UTI e 57 em enfermaria, uma redução de quase 67% no período. “A redução destes índices já era esperada pela Secretaria, diante do cenário epidemiológico que se apresentava no mês de março, que permitiu inclusive a liberação do uso obrigatório de máscaras após dois anos de pandemia”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves, “Abril foi o primeiro mês completo com esse novo quadro e mesmo assim continuamos a registrar números em queda”.

VACINAÇÃO NO PARANÁ

Atualmente 85,9% da população do Estado (11,5 milhões de pessoas) tomaram a primeira dose da vacina, 80,4% estão imunizadas com duas doses ou a dose única e 40,4% receberam a primeira dose de reforço.

“É importante ressaltarmos que embora tenhamos uma boa adesão da população, a vacinação continua em todo o Estado e precisamos avançar ainda mais”, afirmou César Neves. “Só venceremos essa pandemia com a colaboração e conscientização dos paranaenses em manter a imunização em dia, seja com a segunda dose, dose de reforço ou a quarta dose”.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

PREFEITURA ABRE CADASTRAMENTO PARA ENSINO PRÉ-ESCOLAR DE 2025

Começou nessa sexta-feira (04) e vai até 25 de outubro, o cadastramento para o ensino…

6 horas ago

PCPR INVESTIGA ACIDENTE E BRIGA NO TRÂNSITO QUE ACABOU EM MORTE EM COLOMBO

A Polícia Civil de Colombo investiga a morte de um homem de 54 registrada no…

6 horas ago

DELEGACIA ELETRÔNICA DA POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ ATINGE MAIS DE 1,2 MILHÃO DE REGISTROS

A Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Paraná (PCPR), plataforma digital desenvolvida pela Celepar, já…

1 dia ago

PERIGO: BRASIL REGISTRA MAIS DE 340 MIL ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS EM 2023

O Brasil contabilizou 341.806 acidentes com animais peçonhentos ao longo de 2023, segundo dados divulgados…

1 dia ago

OUTUBRO ROSA: PARANÁ ALERTA SOBRE A PREVENÇÃO AO CÂNCER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançará a 6ª edição da campanha Paraná Rosa,…

1 dia ago

COLÉGIO ADVENTISTA DE COLOMBO CELEBRA FORMATURA DO PROERD PARA ALUNOS DO 5º ANO

Na última segunda-feira, 30 de setembro, o Colégio Adventista de Colombo realizou a formatura dos…

1 dia ago