Saúde

PARANÁ REFORÇA PROGRAMA ESTADUAL DE COMBATE AO TABAGISMO

A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) destacou, no Dia Nacional de Combate ao Fumo (29), os riscos do tabagismo para gestantes. Com o tema “Tabagismo – os danos para a gestação do bebê”, a campanha visa conscientizar a população sobre os malefícios do fumo e incentivar o tratamento contra a dependência.

No Paraná, o Programa Estadual para Controle do Tabagismo é uma das principais ações para reduzir o uso do tabaco e a mortalidade relacionada. A estratégia inclui capacitação, comunicação, educação, prevenção ao tabagismo e proteção contra o fumo passivo.

O tabagismo apresenta graves ameaças à saúde, afetando especialmente as gestantes e seus bebês. Os efeitos negativos do fumo podem se estender também a recém-nascidos, crianças e adolescentes expostos ao fumo passivo, aumentando o risco de iniciação ao tabagismo.

“O tabagismo é uma das principais causas de várias neoplasias. Nosso programa está acessível em todo o Paraná, e nossas equipes trabalham intensamente para conscientizar sobre os malefícios do tabaco. Juntos, venceremos essa luta”, afirmou o secretário de Saúde, Cesar Neves.

Em 2023, 12.880 pessoas buscaram tratamento para abandonar o tabaco no Paraná. Até abril deste ano, 3.672 já receberam apoio. O estado oferece o programa em 1.040 unidades de saúde, espalhadas por 319 municípios.

O tratamento recomendado dura 12 meses e inclui avaliação, intervenção e manutenção da abstinência, conduzido por equipes multidisciplinares. O programa também fornece adesivos de nicotina, cloridrato de bupropiona e goma de nicotina para quem precisa de medicamentos.

No último ano, 15.248 pessoas participaram do programa, que visa transformar a percepção dos usuários em relação ao vício.

Neste mês, a Sesa lançou a campanha Agosto Azul para conscientizar os homens sobre hábitos de vida saudáveis, com foco na prevenção de doenças crônicas e abandono do tabagismo. A Secretaria também começou a oferecer tratamento contra o tabagismo para servidores, visando promover a saúde no ambiente de trabalho.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Jornalismo Jornal de Colombo

Recent Posts

ELEIÇÕES 2024: MORADIA É COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL DOS MUNICÍPIOS

Com o primeiro turno das eleições em 6 de outubro, o direito à habitação é…

2 horas ago

SENACON NOTIFICA FABRICANTES DE CELULARES SOBRE APOSTAS PRÉ-INSTALADAS

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou oito fabricantes de smartphones para esclarecer a possível…

2 horas ago

GOVERNO LANÇA PLANO NACIONAL DE IGUALDADE SALARIAL ENTRE MULHERES E HOMENS

O Governo brasileiro, por meio dos Ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego (MTE),…

2 horas ago

SANEPAR ENSINA A FAZER SABÃO PARA COMBATER ÓLEO NA REDE DE ESGOTO

Desde 2018, centenas de pessoas no Paraná participam das oficinas de sabão vegetal da Sanepar.…

2 horas ago

UMA NOVA ERA NO TURISMO DO PARANÁ COM ATRAÇÕES INOVADORAS E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS

O turismo no Paraná passa por uma renovação. Ações públicas e privadas estão transformando o…

2 horas ago

PARANÁ DESTACA-SE COMO 3º MAIOR CADASTRO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA DO BRASIL

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), vinculado à Secretaria de Estado da…

3 horas ago