A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) deu início neste mês de outubro a uma campanha com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade quanto à importância de denunciar crimes de violência infantil. A ação busca visibilizar ainda mais o Disque Denúncia (181), que é um dos principais canais para coibir e punir esse tipo de crime. 

Segundo o órgão estadual, entre janeiro e setembro deste ano, 953 pessoas fizeram denúncias através do 181, relatando alguma situação de violência infantil em todo o Paraná. O número foi maior do que o registrado no mesmo período de 2019, quando houve 903 denúncias. Em média, acontecem três denúncias de violência contra crianças por dia em território paranaense. 

O secretário da pasta, Romulo Marinho Soares, destacou que os números poderiam ser ainda maiores, se mais pessoas colaborassem com denúncias. “Infelizmente, sabemos que a violência contra nossas crianças é quotidiana e enraizada em muitas famílias e ambientes. Porém, é preciso que a sociedade entenda que isto é crime, não educa e ainda acarreta marcas que elas levarão para toda sua vida”, afirmou.

A Secretaria também ressalta o anonimato do denunciante. Segundo o coordenador do Disque Denúncia 181, capitão PM André Henrique Soares, as denúncias garantem que os casos possam ser devidamente apurados e as crianças vítimas sejam salvas em tempo, bem como que os agressores sejam presos. “O anonimato do canal Disque Denúncia 181 é, justamente, para que a pessoa se tranquilize, porque nem ela e nem o número telefônico vão ser identificados, isso nem sequer vai ser perguntado. Então em todo e qualquer local que haja algum indício de que a criança esteja sendo violada, não importa a forma, as pessoas precisam denunciar”, disse.

Entre as informações que o denunciante precisa ter em mãos, estão o local da ocorrência, quem é a vítima, em qual família está acontecendo a irregularidade e ter dados mínimos para que os servidores do Disque Denúncia 181 possam formular a denúncia no sistema.

Além do número 181, o cidadão também pode fazer denúncias pela internet através do endereço www.181.pr.gov.br.

Série

Para a campanha, foi realizada uma série audiovisual com três episódios, apresentados nas mídias digitais da Sesp, que aborda dados estatísticos e situações de violência infantil com o objetivo de sensibilizar e empoderar familiares, vizinhos e conhecidos da criança, a denunciar os crimes anonimamente no Disque Denúncia 181. O primeiro episódio (Isso também é problema seu), já está disponível no site www.seguranca.pr.gov.br/Video, no Facebook e no Instagram da Secretaria da Segurança Pública.

Compartilhe nas Redes Sociais: