Curitiba recebeu, o mais recente Centro de Referência Paralímpico do Paraná. Localizado no Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o novo espaço é fruto da colaboração entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a UFPR, por meio do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE).
O centro, que possui ginásio e pista de atletismo, está em operação desde junho e atende crianças de 7 a 17 anos. Com a nova unidade em Curitiba, o Paraná agora conta com dez Centros de Referência Paralímpicos, sendo seis ativos e três previstos para este ano. As unidades estão em Maringá, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, Cascavel, Campo Mourão, Ivaiporã, Londrina e Foz do Iguaçu, oferecendo modalidades como atletismo, tênis de mesa, parabadminton, futebol para cegos, goalball, tênis em cadeira de rodas, bocha paralímpica, parataekwondo e judô.
Cristiano Barros D’El Rei, diretor de esportes da SEES, destacou a relevância da inauguração em Curitiba, coincidindo com a abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris-2028. “Vários atletas que competem em Paris foram beneficiados por esse processo desenvolvido pelo CPB. Dos 50 centros de referência no país, 10 estão no Paraná”, ressaltou.
Mário Sérgio Fontes, coordenador do Paradesporto da SEES, enfatizou o impacto positivo do novo centro no contexto nacional do paradesporto. “A criação deste Centro de Referência confirma que o paradesporto brasileiro, e especialmente o curitibano, está em um momento promissor. O objetivo principal é melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência através do esporte, promovendo a inclusão”, afirmou.
Ana Claudia Osiecki, coordenadora do Centro de Referência Paralímpico de Curitiba, reforçou o papel do Brasil como uma potência paralímpica. “O novo centro representa uma política pública eficaz que combina o esporte recreativo com o desenvolvimento de atletas de alto rendimento”, concluiu.