Em celebração ao Abril Azul, mês da conscientização sobre o autismo, o Paraná se destaca na emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Desde 2020, já foram entregues 36.081 carteirinhas, com crescimento expressivo nos últimos anos.
Para ampliar o acesso, a Sedef intensificou mutirões. Em abril de 2024, foram emitidos mais de 5 mil documentos, e nos primeiros meses de 2025, outras 3.964 pessoas receberam a Ciptea. O documento garante atendimento prioritário em espaços públicos e privados e auxilia na formulação de políticas públicas mais eficazes.
A emissão da Ciptea é 100% online, e mutirões ocorrem em organizações civis para identificar quem ainda não possui o documento. Para solicitá-la, são necessários RG, CPF, foto, laudo médico com CID e exame de sangue. Além disso, a carteirinha reforça os direitos das pessoas com TEA, promovendo mais inclusão e acessibilidade.
Em apoio à causa, o Palácio Iguaçu ficará iluminado de azul em abril, simbolizando a conscientização e o compromisso do governo com a comunidade autista.