Paraná é um dos estados com maior incidência de câncer de intestino

Com mais de 40 mil casos diagnosticados por ano, o câncer de intestino é a segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres e a terceira entre os homens no Brasil. Só no Paraná, são registrados anualmente mais de 2,5 mil casos, sendo cerca de 400 apenas em Curitiba, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Os tumores intestinais geralmente crescem silenciosamente. Os sintomas que aparecem apenas quando o câncer progride são sangue nas fezes, mudança nos hábitos intestinais (diarreia e constipação alternadas), necessidade frequente de ir ao banheiro, sensação de esvaziamento incompleto, dor ou desconforto no abdômen ou ânus, fraqueza, anemia , gases ou inchaço e perda de peso sem motivo aparente.
De acordo com a médica coloproctologista do Centro de Cirurgia, Gastroenterologia e Hepatologia (CIGHEP) do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Dra. Mariane Savio, o principal exame para investigação de câncer colorretal é a colonoscopia.
“A colonoscopia é um exame indolor, realizado sob sedação, recomendado para todos os pacientes a partir dos 45 anos, ou antes, se houver algum histórico familiar de câncer de intestino. Ao identificar pólipos, os mesmos são removidos imediatamente na maioria dos casos”, explica Mariane.

 

Segundo a especialista, os pólipos são pequenas lesões e inchaços, parecidos com verrugas, que podem surgir na parede interna do órgão e podem evoluir para tumores malignos. Como não causam sintomas, a colonoscopia é o único exame que identifica e remove as lesões para evitar o câncer de intestino.

“Os pólipos são o crescimento anormal de células. Em geral, eles são assintomáticos, os mais comuns são benignos, e são detectados e removidos durante o exame. Isso previne o desenvolvimento de câncer colorretal”, afirma a coloproctologista.

 Câncer de intestino no Paraná

A taxa de incidência de câncer de intestino no Paraná é uma das maiores do país. São diagnosticados cerca de 20,8 casos a cada 100 mil habitantes. A incidência só é menor que Rio de Janeiro (25,35), Santa Catarina (32,4) e São Paulo (33,1).

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

MORRE CID MOREIRA, ÍCONE DO JORNALISMO BRASILEIRO, AOS 97 ANOS

O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira faleceu nesta quinta-feira (03), aos 97 anos, no…

7 horas ago

ABUSO INFANTIL: PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRO EM COLOMBO

Um professor da rede municipal de ensino de Colombo, foi preso no último domingo (29),…

19 horas ago

EDUCAÇÃO DO PARANÁ PREPARA ALUNOS PARA ETAPA NACIONAL DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) deu início à última fase das…

19 horas ago

MILHÕES DE CRIANÇAS BRASILEIRAS AGUARDAM POR VAGAS EM CRECHES

Um estudo divulgado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) revela que 4,5 milhões de…

19 horas ago

POLICIAL MILITAR É DESTAQUE NO 22º BPM POR SERVIÇOS PRESTADOS EM OPERAÇÕES DE SEGURANÇA

O soldado Jean do Nascimento Gonçalves, do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), recebeu o…

20 horas ago

MISS E MISTER COLOMBO 2025 REPLETO DE GLAMOUR, ELEGÂNCIA E MOMENTOS INESQUECÍVEIS

O Clube Santa Mônica foi o palco de muito glamour e emoção no último fim…

20 horas ago