Para destacar a importância da prevenção de afogamentos, o Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, foi iluminado com a cor azul do final de julho até a última sexta-feira (2). A ação faz parte da campanha da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), em apoio ao Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento, celebrado em 25 de julho. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2021, com o objetivo de aumentar a conscientização e promover medidas preventivas a nível global.
Embora a data oficial seja no final de julho, a Sobrasa sugere que a iluminação dos monumentos se estenda por várias semanas após a celebração, para manter o tema em evidência.
Dados do Corpo de Bombeiros do Paraná indicam um aumento significativo no número de vítimas de afogamento no estado. Entre janeiro e junho de 2024, foram registrados 1.066 casos, um aumento de 17% em comparação com os 913 casos notificados no mesmo período de 2023. No último Verão Maior Paraná, a atuação dos bombeiros em casos de afogamento mais do que dobrou, subindo de 73 para 156, um aumento de 113,70%. Os resgates também aumentaram cerca de 28%, de 1.210 para 1.545. Apesar das campanhas de conscientização, muitas pessoas ainda se arriscam em locais inadequados para banho, sem a presença de guarda-vidas ou fora do horário de funcionamento dos postos de salvamento.
Evento será realizado no dia 8 de dezembro, com programação para toda a família e…
A Black Friday pode ser uma grande oportunidade ou um risco para os negócios. Descubra…
O desejo de ouvir o Hino da Bandeira cantado por um coral de crianças …
Relatórios indicam queda no número de apreensões, atribuída a políticas mais rígidas de controle de…
Obras e equipamentos públicos transformam municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O Governo do…
Edital da Seap e Deto oferece veículos recuperáveis e sucatas em leilão online com visitação…