A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançará a 6ª edição da campanha Paraná Rosa, durante o mês de outubro, para reforçar a importância dos cuidados com a saúde das mulheres, focando na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero. A ação faz parte de um movimento internacional de conscientização e visa ampliar o acesso a exames e promover a saúde feminina de forma integral.
Para garantir a oferta adequada de exames, o Governo do Estado aumentará em 30% o repasse destinado à realização dos procedimentos de rastreamento desses tipos de câncer. O valor mensal pago aos prestadores, que era de R$ 1,3 milhão em junho de 2024, subirá para R$ 1,8 milhão. Com esse aporte, o número de exames citopatológicos passará de 61,5 mil para 79,9 mil mensais, enquanto as mamografias aumentarão de 12,1 mil para aproximadamente 15,4 mil.
“O Paraná Rosa é fundamental para conscientizar e incentivar as mulheres a realizarem exames preventivos. Embora a prevenção deva ser uma prática contínua, outubro traz visibilidade a essa causa”, afirma César Neves, secretário de Estado da Saúde. A campanha contará com a adesão dos 399 municípios e o apoio da primeira-dama, Luciana Saito Massa, que ressalta a importância do diagnóstico precoce.