Categories: Cultura

Orquestra Sinfônica do Paraná completa 35 anos

Nesta quinta-feira, 28 de maio, a Orquestra Sinfônica do Paraná comemorou 35 anos de música. Para comemorar a data, o grupo teve de se adaptar ao atual momento e realizou a apresentação do tradicional Parabéns Pra Você nas redes sociais, em uma produção virtual que contou com os músicos, com o maestro Stefan Geiger e participação especial da Paideia Escola de Música, Vocal Curitibôcas e Papo Coral Infantojuvenil. “Sempre fazemos um concerto marcante, é uma data para lembrarmos de todas as pessoas importantes na história da orquestra. A gente vê o momento como uma homenagem a todos que fizeram parte dessa trajetória”, disse a diretora do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter. Em 2020, a programação seria um cine-concerto com a trilha de Encouraçado Potemkin, mas teve de ser suspensa em função da pandemia do coronavírus. “Por isso resolvemos fazer esse parabéns virtual, para estarmos perto do público e celebrar a arte do Estado”.

O vídeo de celebração foi feito com a colaboração do Governo do Estado do Paraná, o Centro Cultural Teatro Guaíra, Palco Paraná, Orquestra Sinfônica do Paraná, Paideia Escola de Música, Estúdio Trilhas Urbanas, S Z AudioVisual e o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná.

A Orquestra Sinfônica do Paraná é a primeira e maior orquestra pública mantida pelo Governo do Estado e foi fundada em 1985. Com sede no Centro Cultural Teatro Guaíra, faz múltiplas apresentações todos os meses a preços acessíveis. Teve como um de seus fundadores e primeiro maestro-titular o compositor Alceo Bocchino. Nascido em Curitiba, o maestro Bocchino foi aluno de Villa-Lobos e um dos compositores brasileiros mais relevantes no cenário orquestral no Brasil no final do Século XX. Em 35 anos de história, a Orquestra já tocou com mais de 50 maestros, recebeu um público de mais de meio milhão de pessoas e produziu grandes óperas como Aída (1994), de Giuseppe Verdi; Carmen, de Bizet; e João e Maria (2018), de Engelbert Humperdinck. Além do repertório clássico de orquestra, a OSP já tocou ao lado de grandes estrelas nacionais, como Bibi Ferreira, e locais, como a Banda Blindagem. Desde 2012 traz também os filmes-concertos, apresentações de filmes mudos com a trilha sonora tocada ao vivo pela orquestra. Ao todo, a orquestra possui quase 1.000 obras catalogadas em seu arquivo musical, entre compositores brasileiros, internacionais e paranaenses.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

COLOMBO CELEBRA O DIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO COM PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA ESPECIAL NO FERIADO MUNICIPAL

Fiéis de Colombo, se reuniram nesta segunda-feira (7) para celebrar o Dia de Nossa Senhora…

1 dia ago

HELDER LAZAROTTO É REELEITO PREFEITO DE COLOMBO COM 73,45% DOS VOTOS

Helder Lazarotto (PSD) foi reeleito neste domingo (06) para um novo mandato à frente da…

2 dias ago

PREFEITURA ABRE CADASTRAMENTO PARA ENSINO PRÉ-ESCOLAR DE 2025

Começou nessa sexta-feira (04) e vai até 25 de outubro, o cadastramento para o ensino…

3 dias ago

PCPR INVESTIGA ACIDENTE E BRIGA NO TRÂNSITO QUE ACABOU EM MORTE EM COLOMBO

A Polícia Civil de Colombo investiga a morte de um homem de 54 registrada no…

3 dias ago

DELEGACIA ELETRÔNICA DA POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ ATINGE MAIS DE 1,2 MILHÃO DE REGISTROS

A Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Paraná (PCPR), plataforma digital desenvolvida pela Celepar, já…

4 dias ago

PERIGO: BRASIL REGISTRA MAIS DE 340 MIL ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS EM 2023

O Brasil contabilizou 341.806 acidentes com animais peçonhentos ao longo de 2023, segundo dados divulgados…

4 dias ago