A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 848 pessoas envolvidas em crimes contra mulheres durante a Operação Shamar, realizada entre 1º e 28 de agosto em todo o estado. A ação faz parte de uma iniciativa nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para combater a violência contra a mulher. As prisões ocorreram tanto em flagrante quanto em cumprimento de mandados judiciais.

Durante os 28 dias de operação, a PCPR também apreendeu 55 armas e 123 munições irregulares. Além das ações repressivas, que contaram com o apoio das forças de segurança do estado, foram realizadas atividades educativas e de acompanhamento de medidas protetivas.

Mais de 3 mil pessoas participaram de palestras em escolas, empresas e órgãos públicos, enquanto 6.230 pessoas foram atendidas com a distribuição de panfletos informativos sobre a proteção das mulheres.

Sinal de Ajuda

Um dos focos da operação foi a divulgação do “Sinal de Ajuda”, um gesto de socorro criado pela Canadian Women’s Foundation em 2020. O sinal, que envolve levantar a mão com a palma para fora, dobrar o polegar e fechar os dedos sobre ele, foi promovido como uma forma discreta de mulheres em risco pedirem ajuda.

A delegada Luciana Novaes destacou a importância da disseminação do gesto durante a operação. “Precisamos, nós mulheres, estarmos unidas para nos protegermos e garantirmos nossos direitos”, afirmou. O sinal é reconhecido mundialmente, e quem o identificar deve contatar imediatamente as forças de segurança.

Operação Shamar

A Operação Shamar, que leva o nome de uma palavra hebraica que significa “cuidar” e “proteger”, é uma ação nacional que ocorre em agosto com o objetivo de zelar pela segurança das mulheres.

Compartilhe nas Redes Sociais: