Categories: Local

Novos agentes reforçam o setor de Vigilância Ambiental

A Prefeitura de Colombo informou nesta quinta-feira, 13, que os novos agentes de endemias do setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, que foram contratados em caráter emergencial através de Processo Seletivo Simplificado (PSS – 004/2020) já estão em atividades no serviço público. Segundo a prefeita Beti Pavin, o reforço foi promovido para um aumento no combate à dengue. “Este reforço tem o objetivo de prevenção, pois quando chegar o verão, no período endêmico da dengue, teremos uma diminuição dos focos do mosquito da Dengue”, afirmou.

De acordo com o secretário de Saúde, Antoninho Barth, os onze novos contratados passaram por uma preparação antes de iniciarem as suas atividades profissionais e se somaram aos outros onze agentes já empregados no setor. “Eles passaram por treinamentos internos e externos para a preparação das ações desenvolvidas no dia a dia das funções que devem desempenhar e acompanhar”, explicou.

No início do mês, foram entregues para cada agente um kit de materiais que serão utilizados pelos servidores durante os trabalhos. “Uniforme completo, equipamentos de proteção individual, entre outros equipamentos e aparatos para o cuidado e prevenção ao COVID-19 para o bom desempenho e segurança das atividades que serão realizadas em campo”, contou a coordenadora da Vigilância Ambiental e tecnóloga em Saneamento, Lucielly Fernandes Rosa.

Entre as principais atividades dos agentes de endemias estão a vistoria das áreas externas das residências, terrenos baldios, estabelecimentos comerciais e industriais, entre outros, visando verificar a presença de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, executando inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas, telhados, pneus, entulhos, entre outros tipos de depósitos. Também fazem parte das tarefas destes profissionais a pesquisa larvária nos imóveis, a orientação dos responsáveis sobre medidas preventivas e eliminação de depósitos passíveis de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. O trabalho também passa pelo levantamento de índice, armadilhas, pontos estratégicos, delimitação de focos, entre outros, conforme classificação endêmica do município para a prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis.

Alerta

A Prefeitura fez questão de alertar a população de que as equipes de agentes sempre estarão uniformizados e identificados com crachá, além de estarem em equipe pela região. A informação serve para que a população possa se cuidar de possíveis golpistas, que se passam por funcionários da Prefeitura para efetuar roubos ou furtos em residências. 

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

HOMEM É PRESO EM COLOMBO POR RECEPTAÇÃO E ADULTERAÇÃO DE VEÍCULO FURTADO

Um homem de 36 anos foi preso em flagrante em Colombo pelos crimes de receptação…

9 horas ago

ELEIÇÕES 2024: MORADIA É COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL DOS MUNICÍPIOS

Com o primeiro turno das eleições em 6 de outubro, o direito à habitação é…

11 horas ago

SENACON NOTIFICA FABRICANTES DE CELULARES SOBRE APOSTAS PRÉ-INSTALADAS

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou oito fabricantes de smartphones para esclarecer a possível…

11 horas ago

GOVERNO LANÇA PLANO NACIONAL DE IGUALDADE SALARIAL ENTRE MULHERES E HOMENS

O Governo brasileiro, por meio dos Ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego (MTE),…

11 horas ago

SANEPAR ENSINA A FAZER SABÃO PARA COMBATER ÓLEO NA REDE DE ESGOTO

Desde 2018, centenas de pessoas no Paraná participam das oficinas de sabão vegetal da Sanepar.…

12 horas ago

UMA NOVA ERA NO TURISMO DO PARANÁ COM ATRAÇÕES INOVADORAS E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS

O turismo no Paraná passa por uma renovação. Ações públicas e privadas estão transformando o…

12 horas ago