Está em andamento a obra de execução de nova adutora de água na Avenida Santos Dumont. A ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira, 19, pela prefeita Beti Pavin e pelo diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, em reunião na Prefeitura de Colombo. “Por ser uma rede antiga, havia constantes rompimentos que deixavam os moradores do São Gabriel sem água, além de interromper o trânsito para o conserto numa avenida bem movimentada. A Sanepar foi rápida na licitação e já está fazendo a obra para então entrarmos com a revitalização em toda extensão da Santos Dumont”, disse Beti.

Com extensão de 2,47 km, a tubulação de ferro (com diâmetros de 600 mm e de 400 mm) está sendo assentada no passeio. A previsão é que a obra seja concluída em maio, quando então será desativada a adutora existente no meio da avenida. A nova tubulação vai melhorar o abastecimento da região do São Gabriel e, em caso de necessidade, a manutenção não irá atrapalhar o tráfego de veículos.

A própria execução da obra tem causado menos transtorno por utilizar o método construtivo chamado cravação, que não danifica o asfalto. É um método não-destrutivo. Já foram assentados 600 metros da tubulação. Após a execução da tubulação, serão feitas a interligação da rede nova ao sistema de distribuição de água e a desativação da rede existente, que será preenchida com solo-cimento.

Novo asfalto na Santos Dumont

A Avenida Santos Dumont é uma das vias públicas mais importantes e conhecidas do município, ligando o bairro Roça Grande ao São Gabriel. Nesta ação da Prefeitura, estão previstos cerca de R$ 3 milhões em recursos para revitalização do pavimento, sinalização nova, além da substituição das lâmpadas tradicionais (de vapor sódio) pela iluminação de led. Os serviços contemplarão toda a extensão da via, que possui 3.100 metros.

“A intenção é que o pavimento tenha condições apropriadas de tráfego, sem remendos e solavancos, trazendo mais segurança e comodidade a todos que utilizam esta via de ligação entre a Rodovia da Uva até a Avenida São Gabriel”, explicou o secretário municipal de Obras e Viação, Agnaldo dos Santos.

Participaram da assinatura da ordem de serviço, o vice-prefeito Sérgio Pinheiro, os secretários municipais de Meio Ambiente, Evandro Busato, de Fazenda, Alessandra da Silva, da Indústria e Comércio, Antônio Ricardo Milgioransa, os diretores da Sanepar de Investimentos, Joel de Jesus Macedo, e Comercial, Toco Zanetti.

Mais investimentos

No período de 2020 a 2024, a Sanepar planeja investimentos de R$ 280 milhões para os sistemas de água e de esgoto do município. No abastecimento, estão previstas obras de ampliação do sistema, com mais 61 km de rede de distribuição e implantação de 7 válvulas redutoras de pressão. Devem ser atendidas as regiões na proximidade da Estação de Tratamento Capivari, São Gabriel, Colônia Faria, Jardins Nezita e Araçatuba, Vila Guarani, Monte Castelo, Embrapa, São Dimas e Palmital. Será implantado ainda sistema de abastecimento no Capivari, com captação, estação de tratamento de água, reservatório, adutoras e redes de distribuição.

Na área de esgotamento sanitário, as obras previstas para os próximos anos, vão elevar o atendimento com rede coletora para 75%. Em 2021, estão previstas execução de remanejamento e substituição de rede coletora de esgoto de cerâmica na região do Guaraituba e adjacências, execução de travessia da Estrada da Ribeira e interceptor na Avenida Marginal Paraguay, continuidade das obras de reforço e adequação hidráulica do coletor Palmital, implantação de 15,5 km de rede coletora e 500 ligações de esgoto na Esplanada. De 2023 a 2024, estão previstas a ampliação de 120 km de rede coletora e 400 ligações na Bacia Palmital e Bacia Atuba, atendendo as regiões Embu e Santa Fé, Santa Tereza, Ana Rosa, Santa Cruz e São Marcos.

Compartilhe nas Redes Sociais: