No Paraná, consumo das classes C e D cresceu 10,1% em julho

O consumo das classes C e D no Paraná aumentou 10,1% em julho ante junho deste ano, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor das classes C e D do Brasil. O crescimento ficou acima da média nacional que ficou em 8%. A alta se deu impulsionada pelos setores Supermercado (17%), Restaurante (11%), Rede Online (8%), Drogaria/Farmácia (7%), Hotéis e Motéis (5%), Lojas de Artigos Diversos (5%), Prestadores de Serviços (3%) e Diversão e Entretenimento (1%). As baixas foram observadas nos setores de Companhias Aéreas (-17%), Lojas de Roupas (-14%), Transporte (-8%), Automóveis e Veículos (-7%) e Combustível (-3%).

Na pesquisa, todas as regiões do Brasil mostraram aumento no consumo, com o Norte impactando mais no resultado (11,5%). Nas demais regiões, o Centro-Oeste fechou com alta de 9,4% no consumo, seguido do Sudeste (8,4%), Sul (8,3%) e Nordeste (6,6%).

Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que “o consumo das famílias mostrou uma melhora em julho e esperamos que permaneça nos próximos meses, já que a inflação tem mostrado algum recuo e o pagamento do novo auxílio será efetuado a partir de agosto”, afirma a executiva.

Os setores que se destacaram com as altas mais significativas foram Supermercados (12%), Restaurantes (12%), Prestadores de Serviços (6%), Transportes (4%) e Lojas de Artigos Diversos (45). Já os setores que mostraram quedas no consumo foram de Rede Online (-12%) e Roupas (-4%).

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (38,8%), seguido de Restaurante (13,7%), Lojas de Artigos Diversos (10,2%), e Combustível (6,8%).

Outro dado da pesquisa mostrou que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de junho.

Em relação ao ticket médio, houve aumento nos setores de Companhias Aéreas (8%), Restaurante (6%), Supermercado (5%), Transporte (1%), Prestadores de Serviços (1%) e Telecomunicação (1%). Contudo, caiu o ticket médio gasto com Rede Online (-12%), Diversão e Entretenimento (-6%), Lojas de Roupas (-5%), Hotéis e Motéis (-5%), Automóveis e Veículos (-5%), Combustível (-3%), Lojas de Artigos Diversos (-2%) e Serviços (1%).

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

ABUSO INFANTIL: PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRO EM COLOMBO

Um professor da rede municipal de ensino de Colombo, foi preso no último domingo (29),…

30 minutos ago

EDUCAÇÃO DO PARANÁ PREPARA ALUNOS PARA ETAPA NACIONAL DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) deu início à última fase das…

50 minutos ago

MILHÕES DE CRIANÇAS BRASILEIRAS AGUARDAM POR VAGAS EM CRECHES

Um estudo divulgado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) revela que 4,5 milhões de…

1 hora ago

POLICIAL MILITAR É DESTAQUE NO 22º BPM POR SERVIÇOS PRESTADOS EM OPERAÇÕES DE SEGURANÇA

O soldado Jean do Nascimento Gonçalves, do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), recebeu o…

2 horas ago

MISS E MISTER COLOMBO 2025 REPLETO DE GLAMOUR, ELEGÂNCIA E MOMENTOS INESQUECÍVEIS

O Clube Santa Mônica foi o palco de muito glamour e emoção no último fim…

2 horas ago

NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA: ATUALIZE SEU E-TÍTULO E VOTE COM FACILIDADE

O e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral lançado em 2017, já foi baixado mais de 75…

2 horas ago