Categories: DestaqueRegional

No mês da bicicleta, Comec lança campanha para incentivar modal

É celebrado em setembro o Mês da Bicicleta no Paraná, que tem o intuito de incentivar e destacar o uso da bike como meio de transporte. A Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), responsável pelo Transporte Público Metropolitano, lançou uma campanha buscando incentivar o uso da bicicleta de forma integrada ao Transporte Coletivo.

A campanha está disponível nas redes sociais da autarquia e em pontos de mobiliários urbanos digitais espalhados pela cidade. “Na Região Metropolitana, muitas vezes trabalhamos com grandes distâncias, o que pode inviabilizar o uso da bicicleta. Mas queremos mostrar que a bicicleta pode ser um modal complementar ao sistema de transporte coletivo, possibilitando uma conexão da casa dos usuários, por exemplo, até o terminal”, afirmou o presidente da Comec, Gilson Santos.

Como exemplo de sua afirmação, Santos destacou o Terminal de Campo Largo, considerado uma referência no tema. “Os campo-larguenses perceberam as vantagens de se complementar o trajeto com a bicicleta e a utilização é tanta que já estamos estudando ampliar o bicicletário existente no terminal”, disse o dirigente.

Embora o uso da bicicleta como meio de transporte tem tido crescimento, especialmente entre os mais jovens, ainda há empecilhos para um aumento ainda maior, como a falta de infraestrutura para o modal. “Entregamos recentemente as obras na Av. das Américas, em São José dos Pinhais, adicionando 2 quilômetros de ciclovias à malha do município; lançamos o edital do projeto de pavimentação da rodovia de ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais, que deverá contemplar ciclovias em todos os 27 quilômetros da sua extensão; estamos trabalhando na elaboração de projetos para ampliação e implementação de bicicletários em terminais; e na implementação de uma nova ciclovia ligando o centro de Piraquara ao Terminal de Pinhais. Todos projetos que buscam incentivar o uso da bicicleta e torná-la mais segura para os cidadãos”, detalhou Gilson Santos.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

HELDER LAZAROTTO É REELEITO PREFEITO DE COLOMBO COM 73,45% DOS VOTOS

Helder Lazarotto (PSD) foi reeleito neste domingo (06) para um novo mandato à frente da…

9 horas ago

PREFEITURA ABRE CADASTRAMENTO PARA ENSINO PRÉ-ESCOLAR DE 2025

Começou nessa sexta-feira (04) e vai até 25 de outubro, o cadastramento para o ensino…

2 dias ago

PCPR INVESTIGA ACIDENTE E BRIGA NO TRÂNSITO QUE ACABOU EM MORTE EM COLOMBO

A Polícia Civil de Colombo investiga a morte de um homem de 54 registrada no…

2 dias ago

DELEGACIA ELETRÔNICA DA POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ ATINGE MAIS DE 1,2 MILHÃO DE REGISTROS

A Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Paraná (PCPR), plataforma digital desenvolvida pela Celepar, já…

3 dias ago

PERIGO: BRASIL REGISTRA MAIS DE 340 MIL ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS EM 2023

O Brasil contabilizou 341.806 acidentes com animais peçonhentos ao longo de 2023, segundo dados divulgados…

3 dias ago

OUTUBRO ROSA: PARANÁ ALERTA SOBRE A PREVENÇÃO AO CÂNCER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançará a 6ª edição da campanha Paraná Rosa,…

3 dias ago