Brasil

NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA: ATUALIZE SEU E-TÍTULO E VOTE COM FACILIDADE

O e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral lançado em 2017, já foi baixado mais de 75 milhões de vezes e possui mais de 46 milhões de contas cadastradas. Com o intuito de facilitar o processo de votação, o app permite que os eleitores apresentem a versão digital do título de eleitor ou um documento oficial com foto na seção eleitoral nas Eleições Municipais de 2024.

Para que a identificação seja feita apenas pelo aplicativo, é imprescindível que o perfil do usuário contenha uma foto, requisito que só é atendido se o cadastramento biométrico foi realizado previamente. Para aqueles que ainda não o fizeram, é possível votar apresentando outros documentos oficiais, como a carteira de identidade (RG), identidade social (para pessoas trans e travestis), passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Atualização necessária

Embora existam mais de 46 milhões de contas no e-Título, a Justiça Eleitoral identificou que cerca de metade dos usuários cadastrados precisam atualizar o aplicativo devido a uma modernização do sistema. Para reativar as contas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda a atualização, que pode ser realizada facilmente através das lojas virtuais Google Play e Apple Store. 

Após a atualização, os usuários devem informar seus dados pessoais e realizar a conferência biométrica, caso tenham esses dados coletados. Com isso, o aplicativo estará ativado e com a versão mais recente disponível. A última atualização trouxe melhorias na identificação biométrica e na consulta ao local de votação, além de aprimorar o desempenho geral do aplicativo.

Funcionalidades do e-Título

O e-Título não só oferece a versão digital do título de eleitor, mas também proporciona acesso rápido a informações essenciais dos eleitores. Entre suas diversas funcionalidades, é possível consultar o local de votação, emitir certidões (para quem possui biometria cadastrada), justificar ausências, acessar guias de pagamento de multas e autenticar documentos emitidos pela Justiça Eleitoral, tudo sem a necessidade de ir a um cartório eleitoral.

Recomendações para eleitores

A Justiça Eleitoral aconselha que eleitores baixem ou atualizem o e-Título com antecedência, evitando filas virtuais nos dias que antecedem a votação, marcada para 6 de outubro. A grande quantidade de acessos simultâneos pode comprometer a qualidade da conexão. Além disso, o acesso antecipado permite que os eleitores preencham os dados com calma, uma vez que a versão virtual do título não poderá ser emitida no dia da eleição.

Fonte: TJE

Compartilhe nas Redes Sociais:
Jornalismo Jornal de Colombo

Recent Posts

ABUSO INFANTIL: PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRO EM COLOMBO

Um professor da rede municipal de ensino de Colombo, foi preso no último domingo (29),…

26 minutos ago

EDUCAÇÃO DO PARANÁ PREPARA ALUNOS PARA ETAPA NACIONAL DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) deu início à última fase das…

46 minutos ago

MILHÕES DE CRIANÇAS BRASILEIRAS AGUARDAM POR VAGAS EM CRECHES

Um estudo divulgado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) revela que 4,5 milhões de…

1 hora ago

POLICIAL MILITAR É DESTAQUE NO 22º BPM POR SERVIÇOS PRESTADOS EM OPERAÇÕES DE SEGURANÇA

O soldado Jean do Nascimento Gonçalves, do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), recebeu o…

1 hora ago

MISS E MISTER COLOMBO 2025 REPLETO DE GLAMOUR, ELEGÂNCIA E MOMENTOS INESQUECÍVEIS

O Clube Santa Mônica foi o palco de muito glamour e emoção no último fim…

2 horas ago

MOSTRA CIENTÍFICA CULTURAL 2024: ALUNOS DA ESCOLA INTERATIVA APRESENTAM INOVAÇÕES E EMPREENDEDORISMO

A Escola Interativa, realizou no sábado (28), a Mostra Científica Cultural 2024, em sua unidade…

2 horas ago