Educação

MUNICÍPIOS DO PARANÁ DEVEM ADERIR À CONSTRUÇÃO DE 300 CRECHES ATÉ 19 DE JUNHO

Os 258 municípios selecionados para receber unidades das creches do programa Infância Feliz têm até a próxima quarta-feira, dia 19 de junho, para formalizarem suas adesões. O repasse dos recursos será realizado através do sistema fundo a fundo, exigindo que as prefeituras aceitem a proposta para receberem os investimentos.

O programa prevê a construção de 300 creches no Paraná, com investimento total de R$ 391,4 milhões, o maior da história para a educação infantil no estado e no país, beneficiando entre 10.200 e 13.800 crianças.

Recursos do programa provêm de parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, Casa Civil, Tesouro Estadual, Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e Assembleia Legislativa do Paraná. Financiamento será depositado nos fundos municipais, com prefeituras conduzindo licitações; cada creche receberá cerca de R$ 1,3 milhão.

Rogério Carboni, secretário do Desenvolvimento Social e Família, destacou o compromisso em apoiar os gestores municipais para agilizar a documentação e iniciar as obras rapidamente.

Municípios devem oferecer terreno mínimo de 1.200 m² para as creches, com área construída estimada em 456,86m². O projeto arquitetônico será fornecido pelo Estado; prefeituras são responsáveis pela contratação e execução das obras, além de manter atualizados os Atestados de Regularidade do Conselho, Plano e Fundo Municipal (ARCPF).

Juliana Sabbag, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, enfatizou a vital participação dos conselhos municipais na implementação das creches e no cuidado integral à Primeira Infância, ressaltando a colaboração essencial entre CMDCA’s e prefeituras para atender as crianças e famílias mais necessitadas.

O investimento fortalecerá a Política da Primeira Infância no Paraná, conforme a Lei Estadual 21.870/2023, incluindo a construção desses espaços. O estado tem um dos menores índices nacionais de crianças de 0 a 3 anos fora da creche e o segundo melhor índice de alfabetização infantil no país.

Os critérios de seleção dos municípios consideraram o Potencial de Creche por Município (PCM), envolvendo indicadores como matrículas em creches, taxa de natalidade e dados socioeconômicos do IPDM-R. Municípios com menor IDH-M terão prioridade na execução das creches.

 

Compartilhe nas Redes Sociais:
Jornalismo Jornal de Colombo

Recent Posts

PARANÁ TEM 20.837 VAGAS DE EMPREGO NESTA SEMANA 5.740 VAGAS SÓ NA RMC

Para quem está em busca de uma oportunidade de emprego, as Agências do Trabalhador do…

2 horas ago

ARRAIÁ DO 22º BATALHÃO DA PM REÚNE COMUNIDADE EM MAIS DE OITO HORAS DE FESTA

O 22º Batalhão da Polícia Militar promoveu em suas instalações, no bairro Palmital, uma festa…

24 horas ago

APÓS DEFINIÇÃO DOS CLASSIFICADOS JAPS, FOCA NA FASE REGIONAL

A Fase Regional da 66ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (Japs) terminou no último…

3 dias ago

PARANÁ ACENDE ALERTA COM AUMENTO NAS INTERNAÇÕES POR PNEUMONIA E GRIPE

Dados da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) mostram que, de janeiro a abril deste…

3 dias ago

TV PARANÁ TURISMO TRANSMITE SEMIFINAIS DA 2ª DIVISÃO DO CAMPEONATO PARANAENSE

A TV Paraná Turismo vai transmitir no próximo final de semana as duas partidas de…

3 dias ago

CANDIDATOS AO CNU PODERÃO SOLICITAR DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

Fonte: Agência Brasil   Os candidatos ao Concurso Nacional Público Unificado (CNPU) que desejam desistir…

3 dias ago