MON divulga atividades de julho do programa Arte para Maiores destinado as pessoas com mais de 60 anos

Nestas férias de julho a edição do programa Arte para Maiores do Museu Oscar Niemeyer (MON), é destinada especialmente ao público com mais de 60 anos. Entre os atrativos terá visita mediada, oficina artística e videoconferência sobre a exposição “Pintura e Matéria”, do artista Rodrigo Andrade. Para se inscrever é necessário preencher o formulário online: bit.ly/APMjulho2022

A visita mediada e a oficina serão terça-feira, dia 19 de julho, das 14h às 17h, com a equipe do Educativo do Museu. As vagas são limitadas e não é necessário possuir conhecimento prévio em artes visuais. No dia 26 de julho, das 14h às 15h30, haverá uma videoconferência com o artista Rodrigo Andrade e com a curadora da exposição, Taisa Palhares. Eles abordarão aspectos artísticos da vida e obra do artista.

Rodrigo Andrade (1962) nasceu, vive e trabalha na capital de São Paulo. Atua como artista desde o final da década de 70 e se tornou um dos principais nomes da pintura e do campo artístico nacional. Além de participar do importante movimento artístico Casa7, o artista realizou mostras em renomadas instituições nacionais e internacionais.

Entre os trabalhos individuais recentes, destacam-se: Pinturas da era do absurdo, Galeria Millan, São Paulo (2020); Diálogo cromático, Galeria Simões de Assis, Curitiba, PR (2019); Pintura e Matéria (1983-2014), Estação Pinacoteca, São Paulo, SP (2017); Pinturas de Estrada, Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo, SP (2013); Pinturas: Seleção 99-06, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, MG (2006); e Paredes da Caixa, Museu da Caixa Cultural, São Paulo, SP (2006).

Sua obra integra importantes coleções públicas, como do Museu de Arte de Brasília, Instituto Cultural Itaú, São Paulo; Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte; Museu de Arte Moderna de São Paulo; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea de Niterói, além de outras coleções particulares.

CURADORA – Professora de Estética no Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação (1997), mestrado (2001) e doutorado em Filosofia (2011) pela Universidade de São Paulo (USP). Realiza estudos nas áreas de estética e artes visuais, com ênfase na pesquisa sobre a fundamentação da obra de arte desde a Modernidade.

EM CARTAZ –Apresentada na Sala 2, a mostra reúne 46 obras num significativo recorte da trajetória singular do artista. Um núcleo importante da exposição reúne as telas abstratas dos anos 2000, nas quais Rodrigo busca a redução da pintura a certo grau zero: formas geométricas feitas de massas de tinta que são diretamente aplicadas sobre a tela. Ao final da mostra, estão as produções mais recentes do artista, nas quais se percebe que as relações entre cor, matéria e imagem são intensificadas.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

MORRE CID MOREIRA, ÍCONE DO JORNALISMO BRASILEIRO, AOS 97 ANOS

O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira faleceu nesta quinta-feira (03), aos 97 anos, no…

5 horas ago

ABUSO INFANTIL: PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRO EM COLOMBO

Um professor da rede municipal de ensino de Colombo, foi preso no último domingo (29),…

17 horas ago

EDUCAÇÃO DO PARANÁ PREPARA ALUNOS PARA ETAPA NACIONAL DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) deu início à última fase das…

17 horas ago

MILHÕES DE CRIANÇAS BRASILEIRAS AGUARDAM POR VAGAS EM CRECHES

Um estudo divulgado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) revela que 4,5 milhões de…

17 horas ago

POLICIAL MILITAR É DESTAQUE NO 22º BPM POR SERVIÇOS PRESTADOS EM OPERAÇÕES DE SEGURANÇA

O soldado Jean do Nascimento Gonçalves, do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), recebeu o…

18 horas ago

MISS E MISTER COLOMBO 2025 REPLETO DE GLAMOUR, ELEGÂNCIA E MOMENTOS INESQUECÍVEIS

O Clube Santa Mônica foi o palco de muito glamour e emoção no último fim…

18 horas ago