A abertura do processo foi aprovada em reunião do Conselho Diretor da Agepar nesta terça-feira (12). O objetivo é possibilitar que as pessoas possam apresentar contribuições sobre o assunto, além de imprimir mais transparência ao processo de definição do reajuste.
A consulta pública sobre a metodologia de reajuste da tarifa técnica do transporte público da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), realizada pela a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), acontecerá a partir desta sexta-feira (15), até o dia 13 de agosto.
Essa metodologia será utilizada apenas para definir o reajuste da tarifa técnica do transporte público da RMC, sendo responsabilidade da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) estabelecer o valor da tarifa social, o que necessariamente deve esperar toda a tramitação regulatória.
As contribuições apresentadas pela população serão analisadas pela equipe da Agepar, que vai avaliar o que pode ser incorporado à metodologia que está sendo apresentada. Esse processo deve demorar pelo menos mais 30 dias. Para participar da consulta pública, os cidadãos devem acessar o link: www.agepar.pr.gov.br/Pagina/Consultas-Publicas. Qualquer pessoa pode contribuir com sugestões e críticas, desde que elas sejam apresentadas com clareza.
Em seguida, a versão final da proposta será levada a uma nova reunião do Conselho Diretor da Agepar para homologação. Depois que a metodologia for aprovada em definitivo, não há necessidade de passar por todo esse processo a cada ano. Ela será aplicada para calcular os reajustes periódicos da tarifa.