Categories: DestaqueLocal

Meio Ambiente inicia Programa de Prevenção de Enchentes

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou na última terça-feira, 9, o Programa de Prevenção de Enchentes, com ações no bairro Rio Verde. Os trabalhos visam sanar os danos que são causados em períodos de altos índices de chuvas e aumento do volume do Rio Atuba.

De acordo com o secretário da pasta, José Vicente de Lima, as atividades compreendem a limpeza do leito do Rio Atuba nas imediações das ruas Sudão e Marginal Paraguai. “Iniciamos este programa pensando nos períodos de cheias, com a mudança climática do verão, que ocasiona fortes chuvas, minimizando os riscos de enchentes e estragos na região”, afirmou.

Junto ao secretário, acompanharam o início das atividades na localidade o prefeito Helder Lazarotto, o vice-prefeito Professor Alcione e o vereador Anderson Prego. Segundo a Prefeitura, o programa deve avançar para mais regiões historicamente afetadas por enchentes.

Colombo Mais Limpa

O bairro do Rio Verde também recebeu nesta semana as ações do Programa Colombo Mais Limpa, criado em maio pelo Meio Ambiente com o apoio da Secretaria de Obras e Viação. Foram promovidas atividades de limpeza, roçada, retirada de galhos e entulhos, fiscalização de lotes e terrenos vazios e visitas de agentes de vigilância ambiental nas casas, para inibir focos do mosquito da dengue.

O combate à dengue, aliás, é um dos focos deste trabalho. “Temperaturas elevadas e mudanças nas condições de tempo, com chuvas rápidas, marcam o verão e trazem condições ideais para a proliferação do mosquito da dengue. E a situação é de alerta máximo, pois a doença representa um dos mais graves problemas de saúde pública do Brasil na atualidade”, afirmou o diretor do departamento de Vigilância e Promoção à Saúde, Dr. Diogo Vasconcelos. “Nós precisamos do apoio de toda comunidade para que, com medidas simples como, manter os quintais limpos, cobrir os recipientes que possam acumular água, tampar a caixa d’água e colocar areia nos pratos de plantas, possamos prevenir e combater os focos de inúmeras doenças”, completou.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

PREFEITURA ABRE CADASTRAMENTO PARA ENSINO PRÉ-ESCOLAR DE 2025

Começou nessa sexta-feira (04) e vai até 25 de outubro, o cadastramento para o ensino…

1 dia ago

PCPR INVESTIGA ACIDENTE E BRIGA NO TRÂNSITO QUE ACABOU EM MORTE EM COLOMBO

A Polícia Civil de Colombo investiga a morte de um homem de 54 registrada no…

1 dia ago

DELEGACIA ELETRÔNICA DA POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ ATINGE MAIS DE 1,2 MILHÃO DE REGISTROS

A Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Paraná (PCPR), plataforma digital desenvolvida pela Celepar, já…

2 dias ago

PERIGO: BRASIL REGISTRA MAIS DE 340 MIL ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS EM 2023

O Brasil contabilizou 341.806 acidentes com animais peçonhentos ao longo de 2023, segundo dados divulgados…

2 dias ago

OUTUBRO ROSA: PARANÁ ALERTA SOBRE A PREVENÇÃO AO CÂNCER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançará a 6ª edição da campanha Paraná Rosa,…

2 dias ago

COLÉGIO ADVENTISTA DE COLOMBO CELEBRA FORMATURA DO PROERD PARA ALUNOS DO 5º ANO

Na última segunda-feira, 30 de setembro, o Colégio Adventista de Colombo realizou a formatura dos…

2 dias ago