A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o balanço do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, realizado no sábado (8) em todo o Paraná. Segundo dados preliminares das 22 Regionais de Saúde, 70.772 crianças foram vacinadas contra formas graves de paralisia infantil.

 

Do total de vacinados, 70.042 crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) receberam a Vacina Oral Poliomielite (VOP) – as famosas duas gotinhas – pois já tinham completado o esquema básico com três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Além disso, 730 crianças menores de 1 ano atualizaram seu esquema vacinal primário.

 

A movimentação nas mais de 1,6 mil salas de vacinação começou cedo e seguiu até o final da tarde, com alguns municípios estendendo o atendimento até as 21h para aumentar a adesão.

 

A mobilização estadual focou nas crianças designadas para a campanha e contou com a participação de cerca de 9 mil profissionais de saúde nos 399 municípios do Paraná.

 

“Para nós da saúde, é um dia glorioso para atualizar a carteira vacinal. O apelo é principalmente para vacinar nossas crianças e erradicar de vez a poliomielite. Nenhuma doença é erradicada por decreto, mas sim com a vacina no braço. Para afastar esse fantasma de vez, precisamos vacinar nossas crianças”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Cesar Neves.

 

A campanha nacional de vacinação, que começou em 27 de maio, continua até a próxima sexta-feira (14), com o objetivo de reduzir o risco de reintrodução da doença erradicada no país. No Paraná, o último caso foi registrado em 1986.

Compartilhe nas Redes Sociais: