A coordenadora do CadÚnico no município, Valquíria de Oliveira, destacou que trabalho que está sendo desenvolvido na cidade é fundamental para o expressivo aumento no número de beneficiários, que passou de 12.358 em julho para 14.214 este mês de agosto. “Estamos muito felizes, pois isso demonstra que as ações que vêm sendo realizadas em prol da população mais vulnerável estão dando resultado, como a abertura de novos cadastros e atualização dos já existentes no CadÚnico”, destacou.
PROGRAMA
O Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família desde novembro de 2021 é um programa de transferência direta e indireta de renda, destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade social.
O Programa é gerido pelo Ministério da Cidadania, responsável pelo envio dos recursos para pagamento. O valor mensal destinado ao município de Colombo é de R$ 5.783.139,00 (Cinco milhões, setecentos e oitenta e três mil, cento e trinta e nove reais).
A Caixa Econômica é responsável por realizar o pagamento do Auxílio Brasil para as pessoas selecionadas pelo Governo Federal e também pela disponibilização de canais para atendimento aos beneficiários que tenham dúvidas sobre o saque do benefício.
Os novos cadastros e atualizações de dados são realizados diretamente nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social).
De acordo com a gestora, Valquiria de Oliveira, para se tornar um beneficiário é fundamental apresentar perfil para o Programa. “Para quem já recebe é imprescindível atualizar o cadastro anualmente para que não haja divergência entre as informações declaradas no cadastro e em outras bases do Governo Federal. Enfatizamos que todo processo ocorre de forma automatizada e impessoal, por meio do Sistema de Benefícios ao Cidadão”, frisou.
CadÚnico
O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.
Esses dados são utilizados pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.
Para receber o atendimento do Cadastro Único, basta procurar um dos 06 CRAS:
GUARAITUBA – Rua Campo Largo, 200. Telefone: 3562-6253
SEDE – Rua José Leal Fontoura, 438. Telefone: 3656-5572
ROÇA GRANDE – Rua Santo Paschoal Franceschi, 387. Telefone: 3663-6305
GRACIOSA – Rua AnairBonatoTosin, 677. Telefone: 3675-7237
RIO VERDE – Rua Getúlio Vargas, 473. Telefone : 3621-1877
MARACANÃ – Rua Abel Scuissiato, 40. Telefone : 3663-3966