Local

LEI QUE AUTORIZA A CAPELANIA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS É SANCIONADA EM COLOMBO

O prefeito Helder Lazarotto sancionou, na manhã desta quarta-feira (5), o projeto de lei do legislativo nº 1061/2022, que garante a assistência religiosa e espiritual, por meio do serviço de capelania, nos hospitais da rede pública, em estabelecimentos de ensino, e entidades de assistência e internamentos do Município de Colombo.

Sobre o objetivo da Lei, o prefeito Helder, fez questão de enfatizar que não se trata de religião, mas sim, de uma assistência espiritual. “O objetivo dessa legislação não é um objetivo religioso. É um objetivo espiritual. Tanto que a capelania não se resume a uma ou a outra religião. Várias religiões têm serviços de capelania, às vezes, com nomes diferentes, mas que levam ao conforto espiritual para as pessoas”, explica o prefeito.

A Lei é de autoria dos Vereadores Pastor Carlinhos, Professor Roger, com a participação técnica do Reverendo Rogério Victório, capelão militar há 30 anos. Ela parte do pressuposto de que a assistência religiosa e espiritual é capaz de promover um enorme número de benefícios, melhorando a qualidade de vida dos assistidos e dos familiares em momentos de extrema fragilidade, através do aconselhamento espiritual.

“Esse projeto é uma gestão de muito de muitos anos, mais de quatro anos de trabalho no município, relacionado a essa temática, que eu chamo de espiritualidade. Como gestor técnico desse projeto, é uma realização de um sonho”, declara o Reverendo Rogério Victório.

Embora a presença de religiosos em hospitais, por exemplo, seja uma prática comum, a nova Lei é restrita aos capelães. “Somente o capelão pode fazer seu trabalho de capelania. Tem que ter um curso específico. Está bem claro na Lei, não é qualquer pessoa”, explica o vereador Professor Roger.

No parágrafo único da nova Lei, ressalta que somente poderá ser prestada a assistência religiosa, a que se refere esta Lei, mediante manifestação dos interessados, uma vez que nenhum assistido poderá ser obrigado a participar das atividades. “Na próxima etapa, vamos estar reunindo os capelães para falar de como vai ser essa ação dentro dos equipamentos públicos. Não adianta a gente tratar só a saúde, tratar só a alma. Vamos tratar também o espírito”, explica a Secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto.

O vereador Pastor Carlinhos acredita que a lei vai dar legalidade aos capelães. “Essa Lei vem, realmente, com o propósito de levar, através desse exército de capelães treinados, pessoas que passaram por curso. E nós estaremos junto com a prefeitura fazendo um alinhamento, recrutando esses capelães de todas as denominações, para que haja, então, um alinhamento, onde essas pessoas possam realmente entrar nos CAPS, nas UBS”, concluiu o vereador.

O diretor do Ministério Pão Diário, Betão ressalta o verdadeiro sentido da capelania. “Com certeza, a capelania, conforme foi mencionado aqui, não é uma ação proselitista de levar religião ou de denominação, mas levar a paz e a esperança que vem através de Deus, afirma o diretor da entidade religiosa.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Jornalismo Jornal de Colombo

Recent Posts

PARANÁ TEM 20.837 VAGAS DE EMPREGO NESTA SEMANA 5.740 VAGAS SÓ NA RMC

Para quem está em busca de uma oportunidade de emprego, as Agências do Trabalhador do…

2 horas ago

ARRAIÁ DO 22º BATALHÃO DA PM REÚNE COMUNIDADE EM MAIS DE OITO HORAS DE FESTA

O 22º Batalhão da Polícia Militar promoveu em suas instalações, no bairro Palmital, uma festa…

23 horas ago

APÓS DEFINIÇÃO DOS CLASSIFICADOS JAPS, FOCA NA FASE REGIONAL

A Fase Regional da 66ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (Japs) terminou no último…

3 dias ago

PARANÁ ACENDE ALERTA COM AUMENTO NAS INTERNAÇÕES POR PNEUMONIA E GRIPE

Dados da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) mostram que, de janeiro a abril deste…

3 dias ago

TV PARANÁ TURISMO TRANSMITE SEMIFINAIS DA 2ª DIVISÃO DO CAMPEONATO PARANAENSE

A TV Paraná Turismo vai transmitir no próximo final de semana as duas partidas de…

3 dias ago

CANDIDATOS AO CNU PODERÃO SOLICITAR DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

Fonte: Agência Brasil   Os candidatos ao Concurso Nacional Público Unificado (CNPU) que desejam desistir…

3 dias ago